Uma reviravolta marcou as negociações que definiram a sede brasileira da Fórmula Indy em 2010. Depois de afirmar que estava fora da disputa em virtude do alto custo do evento, estimado em US$ 20 milhões, o Rio de Janeiro foi confirmado como organizador da corrida que abrirá a próxima temporada da categoria, no dia 14 de março. A notícia foi publicada no site oficial da categoria, mas posteriormente apagada. A revelação pegou de surpresa, inclusive, os responsáveis pela condução do negócio. Ao jornalista Fábio Seixas, da “Folha de S.Paulo”, Carlo Gancia, representante da Indy Racing League (IRL) no Brasil, negou que o contrato com o Rio já esteja fechado, mas confirmou que o acerto está próximo de acontecer. No último mês, a cidade de Salvador era apontada como a favorita para receber a competição. Ribeirão Preto, “casa” do etanol utilizado pela categoria neste ano, também foi cogitada pela organização da Indy, mas desistiu logo no início da concorrência devido ao valor da corrida. Sem o autódromo de Jacarepaguá, que será destruído para a construção de um complexo esportivo para os Jogos Olímpicos de 2016, a prova será disputada em um circuito de rua. “A Indy abrirá a temporada em um circuito provisório de rua com o Pão de Açúcar, o Corcovado e a praia de Botafogo como pano de fundo. O cenário é o melhor possível”, disse Tony Cotman, vice-presidente da competição, ao site oficial da Indy Racing League (IRL). Em julho, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou em seu perfil no Twitter que a prova aconteceria no Aterro do Flamengo, mas que precisaria de investimento do setor privado para continuar na disputa pela corrida. À época, moradores do bairro se manifestaram contra a realização do evento no local. Pouco tempo depois, Paes usou o microblog para informar que só fecharia com a Indy se houvesse uma redução nos custos. Desde então, o foco da categoria foi para Salvador, sede de uma das etapas da Copa Nextel Stock Car neste ano, em um circuito de rua muito criticado pelos pilotos. Com a confirmação, o Rio de Janeiro inclui mais um evento internacional em seu calendário esportivo na próxima década. A cidade receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 e ainda sediará as Olimpíadas em 2016. “Competir no Brasil trará um ar de novidade incrível à Indy. Quando vamos a lugares assim, como o Japão, é que percebemos o alcance da Indy fora dos Estados Unidos”, afirmou o soteropolitano Tony Kanaan. Na temporada de 2009, cinco brasileiros competiram na categoria: Hélio Castroneves, nascido em Ribeirão Preto, Raphael Matos, de Belo Horizonte, o paulistano Mario Moraes e o brasiliense Vitor Meira, além de Kanaan. Atualizada às 18h
RJ desbanca Salvador e abre Indy em 2010
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