A 29a rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo final de semana, entre os dias 13 e 15 de outubro, será em homenagem ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Quem assistir aos jogos perceberá que as bolas utilizadas em campo estarão um pouco diferentes em relação ao que é visto normalmente.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu à Nike que confeccionasse uma bola especial para a rodada. A marca americana, então, utilizou um grafismo personalizado, com todos os detalhes na cor da campanha, e o aplicou no modelo Brasil CBF Nike Ordem V, a bola oficial do torneio.
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
De acordo com a Nike, a bola possui uma câmara atualizada, que proporciona uma sensação de toque diferente aos jogadores. Além disso, tem uma camada de espuma que garante consistência e maciez em todas as condições climáticas e de gramado. Por último, a precisão geométrica distribui a pressão de maneira uniforme e oferece oportunidades melhores para os chutes e lançamentos.
A cor do Outubro Rosa, o selo de certificação Fifa Quality Pro, a logomarca da CBF, a identificação Nike Ordem e o ano da edição (2018) são os principais itens de personalização da nova bola, composta por cobertura de material sintético (40%), borracha (30%) poliuretano (20%) e algodão (10%).
Vale lembrar que o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do Outubro Rosa desde 2010, com eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, além de produzir materiais e recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.