O Santos tem um novo parceiro. A companhia aérea marroquina Royal Air Maroc assinou um contrato de um ano, renovável por mais dois, e terá a marca exposta na região dos ombros da camisa do clube.
O time paulista deverá ajudar a marca da companhia aérea a ser mais conhecida no Brasil. A empresa chegou a operar no país nos anos 1980, mas esteve afastada do mercado nacional desde 1992. Em 2013, as operações retornaram, mas ainda em números limitados: são três voos semanais entre São Paulo e Casablanca. Um dos planos é aumentar essa frequência.
A Royal Air Maroc chegou ao Santos por meio de um patrocínio pontual para a final da Copa Sadia do Brasil, vencida pelo Palmeiras. Agora de forma fixa, sua presença reforça a importância crescente do segmento para o mercado esportivo nacional.
Na última década, as duas principais companhias nacionais já disputavam um espaço no esporte brasileiro. A Gol fechou com a seleção brasileira logo após a rival TAM se retirar da CBF. A TAM, por outro lado, se tornou apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paralímpicos do mesmo ano.
Já no último ano, foi a vez das companhias aéreas estrangeiras, como a Royal Air Maroc, apostarem no Brasil. No futebol, o São Paulo apresentou patrocínio com a panamenha Copa Airlines. Sem exposição no uniforme, mas com um plano de ativação para chegar aos torcedores do clube, a empresa se colocou no esporte para crescer no país.
Outro caso, ainda mais recente, foi da Emirates, que mundialmente faz uma série de investimentos no futebol, em clubes como Real Madrid e Arsenal. No Brasil, no entanto, a companhia escolheu outro caminho e fechou com o Rio Open, torneio de tênis da ATP que acontece anualmente na capital fluminense.