A Major League Soccer (MLS) deverá confirmar, na próxima segunda-feira (21), a cidade de Sacramento, capital do estado da Califórnia, como casa da 29ª franquia da liga. A oficialização ocorrerá após o pagamento da taxa de expansão de US$ 200 milhões imposta pela MLS.
De acordo com o jornal local Sacramento Bee, a cidade chegará à principal competição de futebol dos EUA por meio do Sacramento Republic FC, que atualmente atua na United Soccer League (USL), torneio que serve como uma espécie de segunda divisão e uma liga de desenvolvimento para a MLS.
Foto: Reprodução / Twitter (@SacRepublicFC)
Sacramento tem tentado “subir de divisão” desde 2015, mas suas chances foram melhoradas no início deste ano, quando Ron Burkle, sócio bilionário do Pittsburgh Penguins, da National Hockey League (NHL), ingressou no Sacramento Republic FC como principal investidor. Em abril, a situação melhorou ainda mais, uma vez que a equipe recebeu apoio do conselho da cidade para a construção de um novo estádio com capacidade para 20 mil espectadores e orçado em US$ 252 milhões.
Com a confirmação oficial na próxima segunda-feira (21), o estado da Califórnia passará a ter quatro franquias na MLS. Atualmente, já atuam na liga o Los Angeles Galaxy, o Los Angeles FC e o San Jose Earthquakes.
Se Sacramento for confirmada e o plano da liga for seguido à risca, restará apenas uma vaga para que a MLS chegue a 30 franquias, número que a competição tem como objetivo para os próximos anos. David Tepper, proprietário do Carolina Panthers, da NFL, vem lutando nos bastidores para levar uma franquia da MLS para a cidade de Charlotte.
Vale lembrar que a última temporada da liga de futebol dos EUA teve 24 equipes participantes. As franquias de Nashville e Miami (esta última batizada de Inter Miami e pertencente a David Beckham) deverão estrear já na próxima temporada, enquanto a 27ª, sediada em Austin, no Texas, entrará no campeonato em 2021, e a 28ª, de Saint Louis, confirmada pela MLS em agosto deste ano, estreará em 2022.