Com uma campanha de ativação exclusiva para a América Latina pela primeira vez, a proposta da Samsung para a Copa do Mundo é simples: aproximar o torcedor que não estará nos estádios do evento. Com lançamento de televisores em parceria com canais de transmissões esportivas (como ESPN e Fox Sports) para alavancar a plataforma ‘Entre no Jogo’ e o lançamento do Galaxy S5 com funcionalidades voltadas ao esporte, a marca de eletrônicos patrocinadora da seleção brasileira pretende atingir o consumidor.
Em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, Cristiano Benassi, gerente de marketing esportivo da Samsung, contou sobre a estratégia da marca para o período. O executivo também falou sobre a escolha de Paulinho e Thiago Silva como garotos-propaganda, da manutenção de Paulo Henrique Ganso como patrocinado da marca e como a empresa de eletrônicos vê os protestos durante a Copa do Mundo.
Máquina do Esporte: Essa é a primeira vez que a Samsung faz um projeto de ativação de marca exclusivo para a América Latina. Como foi criada a Campanha?
Cristiano Benassi: Nós criamos uma plataforma chamada “Dentro do Jogo”. Isso nada mais é do que um convite aos consumidores para sentirem mais de perto essa paixão pelo esporte, especialmente pelo futebol. É uma plataforma que agrega promoções, comunicação. Tem uma série de coisas dentro dela para trazer esse consumidor mais próximo da gente.
Máquina do Esporte: Como serão as ativações?
Cristiano Benassi: Já estão acontecendo nos pontos de venda. Dentro da plataforma “Entre no Jogo” a gente tem uma promoção para a área de televisão, monitores e tudo o que envolve essa área de consumo de eletrônicos. E a pessoa que comprar o produto está concorrendo automaticamente a prêmios envolvidos com a seleção brasileira e com a plataforma do futebol. Você pode, por exemplo, ganhar camisas autografadas pelo Thiago Silva e pelo Paulinho. E a gente também está oferecendo ingressos para o Superclássico das Américas que acontece no segundo semestre de 2014, entre Brasil e Argentina.
Máquina do Esporte: Como foi a escolha dos garotos-propaganda?
Cristiano Benassi: A gente já tem um histórico longo na plataforma de futebol. A gente já teve uma experiência com o Robinho em 2010. No fim de 2010 a gente começou um relacionamento com o Paulo Henrique Ganso também. E em meados de 2012 a gente trouxe para dentro de casa dois jogadores que integravam o quadro da seleção brasileira. Foram feitas pesquisas e a gente tem um apelo muito grande pelo fato do Thiago Silva ser considerado o melhor zagueiro do mundo, ser o capitão da seleção. Isso é importante para a gente. E o Paulinho também, pela consistência que ele tem. São atletas que representam bem a marca, atletas que têm uma exposição muito bacana dentro e fora de campo. Então a gente avaliou que seriam investimentos importantes.
Máquina do Esporte: Como vocês avaliaram a manutenção de Paulo Henrique Ganso como garoto-propaganda?
Cristiano Benassi: A gente investiu no Ganso lá atrás. Ele chegou a fazer parte da seleção e aí teve uns problemas de contusão… Enfim, acabou não indo para essa Copa. Mas é um atleta que está no Brasil. Então para a gente ativar a plataforma local, eventos no ponto de venda, uma promoção, alguma coisa mais próxima do consumidor local, ele continua a ser muito importante para a gente. Tanto é que o contrato dele está junto com o do Thiago Silva e do Paulinho: a gente estendeu até o fim deste ano.
Cristiano Benassi: O nosso intuito é sempre proporcionar um engajamento melhor do consumidor com o produto. Então a gente vem buscando maneiras de fazer isso. A gente quer que o consumidor tenha uma interação maior com a televisão durante o jogo. A gente viu que o consumidor assiste ao jogo e ele está no Twitter, está clicando, mandando mensagem para os amigos. A gente tentou unificar esse mundo dessa segunda tela direto na TV. A gente tem aplicativos que já estão embarcados nas televisões que a gente comercializa, é um desses aplicativos é essa plataforma em que você consegue acessar. Na verdade, a gente fez uma parceria com a ESPN, a Fox Sports e outros canais que geram esse conteúdo para a gente, e a gente compila tudo isso em um grande hub esportivo que a pessoa consuma ali, na hora. Então você pode acessar o time que você mais gosta, quem você mais acompanha, e você junta todas as notícias em um lugar só.
Máquina do Esporte: Vocês pretendem fazer outras parcerias?
Cristiano Benassi: Isso é pensado 24 horas por dia aqui dentro. A gente sempre busca maneiras para que os aparelhos fiquem mais interessantes para o consumidor. Eu não posso te afirmar hoje que a gente vai buscar novas parcerias. O que eu posso dizer é que esse é um assunto que a gente não desliga aqui, a gente está sempre pensando em como tornar o consumo mais agradável para quem está assistindo, para quem está consumindo o produto.
Máquina do Esporte: E em relação ao aumento nas vendas?
Cristiano Benassi: A gente já teve um aumento considerável de vendas. Principalmente na linha de televisão, eu acredito que por razões óbvias. Mas eu não posso te abrir esse número especificamente e dizer quanto a mais a gente vendeu. Eu sei que a gente está em um momento bem positivo, a área de televisão está bem contente. Estamos caminhando para frente.
Máquina do Esporte: Como a Samsung vê o lançamento de novos produtos relacionados ao esporte em geral?
Cristiano Benassi: Tudo o que a gente faz é pensando em como o consumidor pode ter uma interação melhor. Em marca, a gente procura como a gente pode conectar emocionalmente o consumidor. Em produto, é em como ele pode ter essa relação, essa conexão emocional, mas efetivamente consumindo e mexendo no produto. O Galaxy S5 tem realmente o S Health, ele tem algumas outras alternativas para quem gosta de esporte: você pode medir a sua frequência cardíaca, o número de passos que você dá durante o dia. Isso é um incentivo a mais para o esporte. A gente acredita muito na plataforma esportiva e a gente está começando a refletir isso nos produtos também.
Máquina do Esporte: O que a Samsung acha dos protestos durante a Copa do Mundo?
Cristiano Benassi: A gente entende e acha que faz parte do momento político que a gente está passando. E isso não está ligado com a seleção em si. Eu acho que isso é uma coisa muito mais ampla. Nós continuamos apoiando a seleção, a gente sabe da importância que o futebol tem para o brasileiro, da importância que a seleção tem para o brasileiro. E esperamos caminhar junto com a seleção.