A Samsung não patrocina mais a WSL, a Liga Mundial de Surfe. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de comunicação da entidade, Dave Prodan, em comunicado enviado a alguns veículos de comunicação estrangeiros focados em surfe.
“Agradecemos por sua parceria e esperamos uma empolgante temporada de 2017. A WSL está entusiasmada com os próximos anúncios na área comercial. A mais por vir”, afirmou o dirigente, em email enviado à Tracks Mag, publicação da Austrália.
A Máquina do Esporte procurou a companhia sul-coreana, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. A marca foi patrocinadora da WSL por três anos e fazia do surfe uma de suas principais plataformas de comunicação no esporte.
A reportagem também apurou que o WSL não será o único patrocínio no surfe que a Samsung deixará para trás. A empresa patrocinava o brasileiro Gabriel Medina, em contrato que havia sido renovado em abril de 2016, mas a companhia não deverá manter o atleta para esta temporada.
Medina foi garoto-propaganda da Samsung nos últimos anos e estrelou campanhas de aparelhos como o Galaxy S7, principal produto da companhia na área de mobile. Além do surfista, a companha fez aporte ao Rio Pro, etapa da WSL no Brasil.
Por outro lado, a Samsung deverá manter a parceria com o Instituto Gabriel Medina, uma ação social recém-lançada pelo brasileiro em Maresias, com o intuito de oferecer educação e esporte a jovens do litoral paulista.
No esporte brasileiro, o surfe é a segunda modalidade em curto tempo que a Samsung se afasta. Em novembro de 2016, a empresa anunciou o rompimento de contrato com a Confederação Brasileira de Futebol e a seleção brasileira, em acordo que iria até 2018. A marca usou como justificativa uma revisão em sua estratégia de patrocínio esportivo.
A empresa se afasta do esporte em um momento delicado para a imagem da marca. Em fevereiro deste ano, o vice-presidente da Samsung, Lee Jae-yong, foi preso por corrupção ativa, em escândalo que envolveu a alta cúpula da política da Coreia do Sul e já havia afastado o presidente da marca, Park Geun-hye.
Por outro lado, a marca vive um momento-chave para seus negócios neste ano. Em abril, a Samsung deverá apresentar oficialmente o Galaxy S8, novo celular top de linha, em Nova York.