O banco Santander é, atualmente, a marca mais associada a patrocínios esportivos na Espanha. A instituição financeira lidera um ranking divulgado nesta semana pela agência de marketing IMG.
Com patrocínios à equipe Ferrari e ao piloto espanhol Fernando Alonso, o Santander ascendeu neste ano ao primeiro lugar da lista. Até a edição passada, o topo era ocupado pela agora vice-líder Coca-Cola.
Segundo a pesquisa da IMG, 22,1% dos espanhóis identificam o Santander como uma marca que investe no esporte. A Coca-Cola foi reconhecida por 18,1%, e o banco BBVA, terceiro colocado da lista, teve 13,1% de menções.
Outras marcas que cresceram muito foram a Movistar, da Telefónica, e a fabricante de bebidas energéticas Red Bull. Elas saltaram, respectivamente, da décima e da 13ª para a quarta e a quinta posição do levantamento.
Entre as fabricantes de material esportivo, a Adidas foi reconhecida por 84,8% do público e segue na primeira posição. A Nike, com 83,3%, aparece em segundo.