O banco Santander tem a marca mais associada ao esporte na Espanha. A instituição financeira lidera ranking anual produzido no país pela agência IMG, que divulgou nesta semana os resultados de 2011.
O nome do Santander foi citado por 18,8% das pessoas interpeladas pelo estudo, que foram questionadas sobre as marcas que elas associavam ao esporte. A segunda posição ficou com a Coca-Cola (14,1%), e o banco BBVA apareceu em terceiro (12,7%).
A pesquisa feita pela IMG é anual, e a atual edição é a segunda consecutiva em que o Santander figura na liderança.
O que torna o resultado mais expressivo é que o Santander não teve uma temporada positiva em 2011. A despeito de o faturamento global do banco ter crescido 5% e chegado aos 44,3 bilhões de euros, o resultado líquido despencou 35% em comparação com 2010 e atingiu 5,351 bilhões de euros.
A marca que teve maior ascensão na pesquisa da IMG foi a Qatar Foundation, primeira parceira na história a comprar espaço na camisa do Barcelona. Turbinada pelo aporte, a instituição saltou da 44ª para a sétima posição na lista.