Santos adianta ação após polêmica criada no SporTV

A comunicação do Santos adiantou uma campanha planejada para este ano após o nome do time ser envolvido em uma polêmica criada por um programa televisivo. A resposta pública do clube é, na verdade, um novo posicionamento da equipe, que deverá ser usado mais ao longo da temporada.

A confusão começou no programa “Acabou a Brincadeira”, do SporTV. Na última quarta-feira (3), o jornalista Rodrigo Capelo foi convidado para a atração e, em tom provocativo, falou que existem apenas quatro times grandes no Brasil. Equipes tradicionais do país, entre elas o Santos, já não estariam nesse grupo.

Especializado em finanças esportivas, o ponto de vista do jornalista estava focado no aumento da distância de faturamento entre os principais times do país, com reflexo direto no desempenho esportivo. A colocação, no entanto, irritou santistas nas redes sociais, e o time aproveitou para lançar a nova campanha de comunicação.

Com o mote “o maior brasileiro do mundo”, o posicionamento santista exalta a história vencedora do time. “O futebol não começou em 2013. Não adoramos balanços, nem competimos por maior EBITDA. Dinheiro vai e vem, cria ilusões, momentos efêmeros, mas não constrói história nem tradição”, cravou o clube.

Foto: Reprodução / Instagram (@santosfc)

O texto, publicado no site oficial e nas redes sociais do time, ainda fez indiretas aos times considerados grandes pelo jornalista do SporTV (Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo). “Não vivemos nem nunca viveremos de mecenas, nunca disputamos Série B, nem somos fruto de apoio da mídia”.

Para embasar o argumento, o Santos publicou até uma lista da revista francesa “France Football” com a lista dos 30 maiores times do mundo. O clube paulista é o único representante brasileiro no levantamento da publicação.

Segundo apurou a Máquina do Esporte, o plano do Santos é usar o posicionamento em diferentes meios, seja nas redes sociais, em materiais esportivos ou em identidade visual dos estabelecimentos do time. O clube adiantou o planejamento da campanha porque entendeu que o caso com o programa do SporTV funcionaria como um bom gancho para engajar os torcedores da equipe paulista.

A comunicação do clube celebrou a aceitação do Santos, pelo menos no modo possível de mensurar os resultados neste início de trabalho. Na quarta-feira (3), a hashtag criada, “#OMaiorBrasileirodoMundo”, chegou a ser a mais citada no Twitter. Ao menos nas redes sociais, os torcedores têm usado a munição dada pela direção da equipe para exaltar a história santista.

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