Mil pessoas, cadeiras cobertas, filme e pipoca. E o cenário será a Vila Belmiro, estádio de futebol. Esse é o plano traçado pelo Santos para lançar oficialmente o filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte”, produzido pela Canal Azul, patrocinado pelo Carrefour e apoiado, na parte de mídia, pela ESPN e pela Bandeirantes.
Antes disso, a película ainda irá participar de festival específico, será apresentada à torcida em uma sessão especial, feita especialmente para sócios-torcedores, e então passará nesse cinema montado na arena da Baixada Santista. Agora, com o formato de promoção definido, faltam mais parceiros comerciais.
O Santos ainda busca pelo menos mais um cotista, a exemplo do Carrefour, para que a promoção do filme seja bem sucedida financeiramente. A meta foi facilitada com a aprovação de projeto via Lei Rouanet, criada pelo governo federal para estimular a produção cultural, pela qual poderão ser captados mais R$ 1,5 milhão.
Além do Carrefour, a ESPN é tida como parceira ideal para a exibição da obra. A emissora, especializada na área esportiva, concordou em transmiti-la simultaneamente na televisão, quando o filme estiver sendo passado no evento a ser montado na Vila Belmiro. A data mais provável para o cinema é o fim de semana do aniversário da equipe alvinegra, em 14 de abril.
O filme tem participações de ídolos santistas, como Pelé, Robinho e Neymar, e a proposta é contar as principais conquistas da equipe desde a fundação, em 1912. Para a produção, a Canal Azul se encarregou de pesquisar em acervos brasileiros e estrangeiros por quatro meses, trabalho que rendeu cerca de duas mil fotos raras, e mais 100 horas de entrevistas com diversos jogadores.