O Santos transformará em realidade um antigo desejo do clube: fazer do conteúdo de vídeo do time, a chamada Santos TV, uma propriedade comercial efetiva. A diretoria de comunicação da equipe fechou com a Orthopride para o “branded content” de uma série de cinco episódios. A estreia acontecerá nesta terça-feira (30) e irá até o dia 27 de novembro deste ano.
O programa se chamará “Resenha Orthopride”. A ideia é levar atletas ao programa para uma conversa bem-humorada. A empresa, especializada em ortodontia, visa ser associada a um momento em que o sorriso é constante, segundo informou o clube. Participarão da série jogadores dos times masculino e feminino.
Foto: Reprodução / YouTube (Santos TV)
Ter um conteúdo patrocinado era o objetivo da comunicação do clube com a reformulação da Santos TV, ocorrida no início deste ano. Com o tempo, a equipe criou programas fixos que pudessem ter aportes de marcas, além de contratar novos profissionais e uma produtora. O clube também adquiriu equipamentos, com contratos de permuta com empresas especializadas no segmento.
Com a reformulação, o canal do clube já chegou a 23,5 milhões de visualizações neste ano, contra 18 milhões em todo o ano de 2017. Houve também crescimento nos números de inscritos; foram 126 mil somente em 2018.
“Estamos em um processo de inovações para posicionar e estruturar as plataformas digitais do Santos como um canal eficiente para marcas. Acreditamos ser esta a melhor porta de entrada publicitária em clubes de futebol”, comentou o executivo de marketing do clube paulista, Marcelo Frazão, em nota.
A Santos TV foi lançada em 2010, com imagens de bastidores. O canal logo alcançou visualizações altas, muito graças ao sucesso de Neymar no clube. À época, o time chegou a fechar um acordo com a Netshoes, que bancou os investimentos em equipamentos. Mas, desde então, a diretoria santista tem lutado para tornar a ferramenta uma propriedade comercial realmente rentável.
O Santos não é o único com essa dificuldade. Hoje, segundo o Ibope Repucom, cinco clubes brasileiros têm mais de 500 mil seguidores no YouTube, o Santos inclusive. Mas, na maioria dos casos, os vídeos entram como entrega extra aos patrocinadores; dificilmente há contratos pensados exclusivamente para a propriedade. O Palmeiras é uma das exceções, com o acordo extra com a FAM, do grupo da Crefisa, que dá nome ao canal do time na rede social de vídeos do Google.