São Paulo aposta em compra coletiva para Paulistão

Torcida do São Paulo: compra coletiva ajudará no Paulistão?

Torcida do São Paulo: compra coletiva ajudará no Paulistão?

No primeiro semestre de 2011, o São Paulo não terá a disputa pela Copa Santander Libertadores, algo que não acontecia desde 2003. A competição rendia milhões aos cofres triclores apenas com bilheteria. Agora, a missão é empolgar o torcedor com a Copa Kia do Brasil e com o Campeonato Paulista. Para o Estadual, a primeira aposta está na compra coletiva.

A partir desta quarta-feira, o site ClickOn oferecerá os dez ingressos do São Paulo na primeira fase do Campeonato Paulista por apenas R$ 100,00. Isso dá ao torcedor um desconto de 67%, já que o ingresso, válido para a arquibancada atrás dos gols do Morumbi, é comercializado por R$ 30,00.

O São Paulo quer aproveitar o fim de ano para turbinar a venda do pacote. “Os ingressos podem ser comprados como presente de natal”, indicou o diretor de marketing do clube, Adalberto Batista.

O que Batista quer evitar são os estádios vazios no primeiro semestre, mesmo que tenha que abrir mão de uma quantia do valor do ingresso. “A primeira fase do Paulista não é algo que encante tanto o torcedor”, admite.

O que diferencia a vendas desses ingressos é o meio adotado, a compra coletiva com o site ClickOn. Em Libertadores anteriores, por exemplo, o São Paulo vendia os ingressos com pacotes, que poderiam incluir um desconto. Os planos de sócio-torcedor também representam outro meio recorrentemente usado por clubes brasileiros para vender pacotes com descontos.

A aposta são-paulina, no entanto, tem fundamento. Em uma pesquisa do Ibope Nielsen Online, fica claro o apelo que as compras coletivas têm causado no público paulistano. Em setembro, elas chegaram a ter 5,6 milhões de usuários, contra 1,7 milhão em junho. A perspectiva para o fim de ano é que número chegue a 7 milhões de pessoas, sendo 2 milhões apenas em São Paulo. O setor movimentará R$ 80 milhões em 2010, e pode chegar a R$ 500 milhões em 2011. Um crescimento de mercado que impressiona.

O site no qual o São Paulo fez a parceria, o ClickOn, é um dos três maiores do gênero. Junto com o Peixe Urbano e com o Groupon, ele forma 90% desse mercado. A ideia é simples: oferecer um cupom de desconto, por tempo limitado, aos internautas que estão registrados no site. Normalmente, tratam-se de restaurantes e serviços, como spa, por exemplo. Agora, o São Paulo testa a inserção do esporte na modalidade de compra.        

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