Secretário apresenta plano para Itaquera

Região do estádio deve sofrer profundas modificações - Crédito Google Maps

Região do estádio deve sofrer profundas modificações – Crédito Google Maps

O secretário de desenvolvimento urbano do município de São Paulo, Miguel Bucalem, apresentou nesta quinta-feira uma série de projetos para revitalizar a zona leste. Boa parte desse plano abrange diretamente o bairro de Itaquera, em especial a área ao redor do futuro estádio corintiano e possível local de abertura da Copa do Mundo.

Apresentado no 10º Encontro de Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo, a chamada “Operação Urbana” foi apresentada primeiramente pelo prefeito Kassab, que ressaltou o aspecto social das obras, que seriam “necessárias para melhorar a vida de 5 milhões de pessoas”.

A intenção da prefeitura é reduzir um problema crucial da cidade: a diferença entre emprego e moradia no mapa do município. Hoje, a maioria dos empregos está no centro e, na zona leste, há um grande número de moradores. O desequilíbrio traz um grave problema de deslocamento e de degradação das zonas periféricas.

Os planos de reforma tem um adendo que se coloca diretamente no estádio corintiano. Itaquera receberá três polos distintos. Um deles, o institucional e tecnológico, baseia-se inteiramente nas vizinhanças do estádio. Trata-se de obras que já haviam sido anunciadas, mas que ainda não havia tido uma exibição formal de projeto. Entre as diversas obras, estão inclusos uma nova rodoviária, uma Fatec, um Parque Linear, uma Senai, entre outras.

Além dessa valorização do local, os corintianos também terão maiores facilidades de acesso à região. A recém-inaugurada Avenida Jacu Pêssego passará pelos dois outros polos que serão feitos na região: um industrial, mais ao sul, e outro comercial, ao redor da nova avenida. Para se chegar nessa área, um metrô leve alcançará a parte industrial.

Além disso, Bucalem lançou a possibilidade de um veículo público, entre trem, metrô e metrô leve, que fará a ligação entre a estação que será inaugurada, a estação Corinthians/Itaquera do metrô e a linha azul de trem, mais ao norte da região.

A questão de mobilidade seria um dos principais pilares para aquecer o polo comercial ao redor da Jacu Pêssego e em toda zona leste. A principal avenida de acesso atualmente, a Radial Leste, sofrerá uma ampliação. No encontro realizado nesta quinta-feira, foram exibidas imagens dos viadutos que ligarão a Radial à Jacu Pêssego, consequentemente a ligação entre a Rodovia Ayrton Senna, que leva ao aeroporto internacional de Cumbica, ao estádio corintiano.      

Apesar de as obras contarem com a presença da arena do Corinthians, pouco se foi comentado sobre a Copa do Mundo. Considerando-se que as obras previstas para o metrô leve têm previsão para 2014, dificilmente o plano estará completo em tempo para contemplar uma possível abertura do Mundial.         

Sair da versão mobile