Secretário de PE mira México e diz: “Copa é barata”

A despeito de o Brasil ter investido mais de R$ 6,9 bilhões em obras nos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, a competição é barata. Essa é a avaliação feita nesta segunda-feira por Evaldo Costa, secretário de Imprensa de Pernambuco, em evento para apresentar a Itaipava como nova patrocinadora da Arena Pernambuco. Com base no exemplo de Guadalajara, no México, ele defendeu a realização do torneio de futebol no país sul-americano.

A tese de Costa é que Guadalajara é uma cidade com pouca projeção em comparação com outros destinos no México, mas que as Copas do Mundo de futebol e os Jogos Pan-Americanos fizeram a região ser muito conhecida no Brasil.

“Pernambuco precisa fazer a Copa do Mundo por um recall semelhante ao de Guadalajara. Eles são o exemplo, já que são uma cidade comum no México e têm um recall enorme no Brasil”, explicou o secretário em entrevista coletiva.

O exemplo de Guadalajara também é o principal argumento para a tese de Costa sobre o custo do Mundial: “A Copa não é um evento caro, sobretudo se contarmos o potencial que ela tem”.

Além de ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, Pernambuco está entre as seis regiões que receberão jogos da Copa das Confederações deste ano. O estádio local foi construído pela construtora Odebrecht, com custo de R$ 532 milhões e modelo de parceria público-privada (PPP).

O estádio foi erguido em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, e o equipamento é a peça central em um plano dos governantes locais para desenvolver a área. A arena fica a 19 quilômetros do centro da capital estadual.

Leia mais:

Estádio e fábrica em PE consolidam Itaipava no NE 

“Boleira”, Dilma protagoniza inauguração de estádio 

Itaipava muda discurso em PE e prioriza eventos 

Secretário de PE mira México e diz: “Copa é barata”

Antes de outros estádios, Itaipava estuda mercado

Fiat fará ação pontual em inauguração de Arena PE


* O repórter viajou para Recife a convite do Grupo Petrópolis.

Sair da versão mobile