A despeito do atraso nas obras, a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) já têm motivos para comemorar a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. Os dois megaeventos asseguraram, anos antes de sua realização, recordes de lucro para as entidades que os chancelam.
O jornal “O Estado de S. Paulo” desta quarta-feira diz que a Copa do Mundo de 2014 já assegurou US$ 1,6 bilhão em patrocínios e US$ 2,2 bilhões em direitos de TV. Quanto aos Jogos Olímpicos, a previsão é de um faturamento de US$ 4 bilhões apenas com direitos de mídia.
Uma das bases para esse incremento de faturamento é o quanto as competições cresceram em relev”ncia durante as últimas edições. A Fifa, por exemplo, se apoia em um estudo da KantarSport sobre a audiência da Copa do Mundo de 2010.
A Copa do Mundo do ano passado, realizada pela África do Sul, foi vista por 46,4% da população mundial. Segundo dados do levantamento, 2,2 bilhões de espectadores viram pelo menos 20 minutos consecutivos de jogos do torneio.
A competição teve média de audiência de 188,4 milhões de pessoas por jogo. Isso representou um incremento de 6% em comparação com a edição anterior, sediada na Alemanha.