Ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles deve ser confirmado nos próximos dias como o novo comandante da Autoridade Pública Olímpica (APO), entidade que será criada para gerenciar os Jogos Olímpicos de 2016, que serão no Rio de Janeiro. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, ele já comunicou oficialmente ao governo que aceitou o convite.
O contato de Meirelles foi feito na última terça-feira, depois de o Senado ter aprovado a criação da APO. O executivo foi convidado diretamente pela presidente Dilma Rousseff, sobretudo pelo perfil técnico que ele possui.
O problema é que o formato aprovado pela C”mara dos Deputados e pelo Senado para a APO, após pressão de autoridades do Rio de Janeiro, esvaziou a nova entidade, diminuiu a quantidade de cargos e freou alguns poderes. Isso chegou a colocar em xeque a participação de Meirelles.
A criação da APO é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre outras coisas, a entidade será responsável por fiscalizar obras e custos dos Jogos Olímpicos.
Antes de ser oficializado no cargo, Meirelles precisará ser sabatinado pelo Senado. Ainda não há previsão de quando isso vai acontecer.