A Fifa vai anunciar no dia 29 de julho deste ano as cinco cidades brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações de 2013. E quando o fizer, ratificará a exclusão de São Paulo da competição. A despeito de ter sido anunciada como sede do Mundial do ano seguinte, a capital paulista enfrenta graves problemas em função do atraso no cronograma de obras – a construção do estádio de Itaquera ainda não tem sequer uma data oficial para ser iniciada.
Na última quinta-feira, o “Jornal Nacional”, da TV Globo, anunciou que as cinco cidades escolhidas pela Fifa são Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. A Fifa ainda não confirmou a informação.
O anúncio oficial das sedes da Copa das Confederações será feito no Rio de Janeiro. A Fifa escolheu realizar a divulgação no dia 29 porque essa data é véspera do sorteio dos grupos das Eliminatórias, que também será realizado na cidade.
Entre as cidades que fazem parte do grupo anunciado pela emissora de TV, o caso mais complicado é o do Rio de Janeiro. A reforma do Maracanã está prevista para terminar em março de 2013, pouco tempo antes do início da Copa das Confederações.
Por conta disso, a Fifa já determinou que, caso alguma das cidades não consiga cumprir o cronograma e entregar o estádio a tempo, haverá exclusões na lista das sedes da Copa das Confederações. A entidade descarta inserir cidades que não façam parte do projeto inicial.
A Copa das Confederações será disputada por oito seleções. A Fifa trata a competição como o grande teste para o país que receberá o Mundial um ano depois.