Sem Barcelona e Real, UCL repete audiência de 2011

Chelsea venceu Liga dos Campões pela primeira vez em sua história

Chelsea venceu Liga dos Campões pela primeira vez em sua história

Quando muitos dos entendedores de futebol acreditavam que a decisão da Liga dos Campeões da Uefa de 2012 seria disputada por Barcelona e Real Madrid, ambos os espanhóis foram eliminados por Chelsea e Bayern de Munique, respectivamente. Mas a ausência da dupla – com seus protagonistas, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo – não afetou a audiência obtida por emissoras de televisão brasileiras.

No último sábado, a partir das 16h, ingleses e alemães se enfrentaram na Allianz Arena, na Alemanha. O jogo se prolongou até os pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e nas prorrogações, e o Chelsea bateu o Bayern por 4 a 3. Em todo esse perído, a Globo registrou média de 15 pontos no Ibope, e a Bandeirantes, quatro pontos. Juntos, os canais tiveram 38% de toda a audiência do horário.

O desempenho foi o melhor da temporada 2011/2012, iniciada em agosto do ano passado. A Band, que transmitiu todo o torneio, teve como melhor resultado sete pontos, na vitória do Barcelona por 3 a 2 sobre o Milan, em novembro. A Globo, com cinco transmissões apenas na fase final, teve como segunda melhor audiência os 14 pontos obtidos em março com empate por 0 a 0 entre Barcelona e Milan.

Mas, em comparação com a temporada anterior, cujo campeão foi o Barcelona, o Ibope praticamente não se alterou. Com a decisão entre Manchester United e Barcelona, transmitida também na tarde de um sábado de maio, a Globo havia atingido 15 pontos, e a Band, seis. Em termos de share, as emissoras obtiveram soma de 41%, pouco a mais do que a partida mais recente, de todas as televisões ligadas.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Sair da versão mobile