Sem brasileiros, ibope da Fórmula 1 despenca

Equipe Red Bull comemora a vitória em Interlagos.

Equipe Red Bull comemora a vitória em Interlagos.

A Globo conseguiu a sua melhor pontuação na audiência com a Fórmula 1 neste ano, mas, ainda assim, não deve estar nada satisfeita. Sem nenhum brasileiro disputando o título, o índice conseguido durante o GP Brasil despencou em 2010, caso a corrida do último domingo seja comparado com aos Grandes Prêmios do Brasil anteriores, de 2009 e 2008.

No último domingo, nenhum campeão foi anunciado. Na disputa entre Fernando Alonso, Mark Webber e Sebastian Vettel, a emissora carioca conseguiu apenas 16 pontos de média na audiência. Esse número é o maior já alcançado neste ano.

Em 2008, o cenário foi mais otimista para os brasileiros. Interlagos ainda representava o último grande prêmio da temporada, e o piloto brasileiro Felipe Massa tinha chances reais de conquistar o título. O Mundial terminou nas mãos do inglês Lewis Hamilton, conquista obtida apenas na última volta. Com a corrida, a Globo marcou 33 pontos de média.

Já em 2009, quem disputava o título era Rubens Barrichello. O brasileiro tinha chances reduzidas e viu seu companheiro de equipe, Jenson Button, conquistar o título com um grande prêmio de vantagem. A Globo registrou 26 pontos de média na época.

Assim como aconteceu há um ano, a última corrida do Mundial será em Abu Dhabi, às 11 horas. O horário, pela manhã, favorece menos a audiência, o que deixa o recorde conquistado em Interlagos em situação confortável, mesmo com a disputa final pelo título.

Vôlei

O Mundial Feminino de Vôlei permanece se arrastando na audiência, já que seu horário não ajuda. No último fim de semana, a seleção brasileira entrou em quadra duas vezes, e as emissoras abertas que televisionaram as partidas repetiram os mesmos números na duas oportunidades.

Na madrugada de sexta-feira para sábado, às 4h10, o Brasil enfrentou a Tail”ndia. Do sábado para o domingo, às 4h30, um clássico: Brasil e Cuba. No entanto, não houve oscilações no Ibope. A Bandeirantes conseguiu apenas um ponto. Já a rede Globo ficou com quatro pontos.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário. 

Sair da versão mobile