Sem direito de Káká, São Paulo tem limitações no marketing

O Campeonato Brasileiro recomeçou nesta semana, e o período de Copa do Mundo serviu para que alguns clubes se reforçassem. A maior estrela que chegou ao país foi Kaká, melhor jogador do mundo em 2007, que assinou com o São Paulo por seis meses. Na apresentação do atleta, mais de 20 mil pessoas no Morumbi. Se em campo a expectativa da direção são-paulina é alta, fora dele é bastante limitada.

A questão é que o São Paulo não tem os direitos de imagem do atleta. Kaká veio por empréstimo do Orlando City, e a propriedade está dividida entre o clube americano e a Adidas, patrocinadora do jogador. “Só podemos fazer ações que não tenham apelo comercial. Se tiver, tem que ter a autorização do Orlando e da Adidas”, explicou o diretor de marketing do clube, Ruy Barbosa, à Máquina do Esporte.

A expectativa do São Paulo é conseguir novos ganhos com o apelo do jogador, ídolo do time. Isso inclui um maior interesse de patrocinadores na camisa, graças ao acréscimo de mídia espontânea, além de um possível crescimento na procura de torcedores por ingressos e planos de sócio torcedor.

Outras possibilidades, por outro lado, são complicadas. O uso da imagem do Kaká por um patrocinador do time é pouco viável. Em 2011, o São Paulo lançou um plano de sócio com Luís Fabiano, o “Plano Fabuloso”. Isso também não seria possível, pelo menos sem a autorização do Orlando City e da Adidas, o que é improvável. Produtos licenciados estão na mesma situação.

A situação não é diferente do que acontece em outros casos de empréstimos, o pouco usual no caso de Kaká é o apelo do jogador, para o Brasil e para o mundo. O atleta é um dos principais nomes da Adidas e é a principal parte do plano do Orlando City para crescer nos Estados Unidos. Alexandre Pato, por exemplo, tem seus direitos ligados ao Corinthians, mas a situação é facilitada pela proximidade dos clubes. Segundo a diretoria são-paulina, nesse caso, dificilmente haveria algum empecilho caso haja interesse no uso comercial do atleta.

Sem o direito de imagem de Kaká, o marketing do São Paulo não tem nenhum plano específico com o jogador. Os profissionais do clube estão concentrados em conseguir um novo patrocinador máster e um novo patrocinador para a manga. Semp e Wizard, que davam suporte ao clube até a metade do ano, tiveram o contrato encerrado.

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