A Fórmula Truck foi apresentada oficialmente na última quinta-feira, em evento realizado em São Paulo. Para a próxima temporada, a categoria promete o mesmo apelo para altos públicos no Brasil, mas a ideia de internacionalizar as corridas deverá ser adiada por mais um ano. Em 2012, a participação no exterior estará novamente limitada à Argentina.
A direção das provas tinha a intenção de iniciar este ano já em um país novo, no México. No entanto, como a logística da competição é mais complicada do que o comum em provas automobilísticas, devido o tamanho dos veículos, a diretoria da Fórmula Truck entendeu que a organização seria prejudicada pela falta de tempo.
A presidente da Fórmula Truck, Neusa Félix, afirmou à Máquina do Esporte que a etapa mexicana está bem encaminhada, mas que preferiu deixar para 2013 a abertura no país latino-americano. “Começamos as negociações em setembro. Foi muito em cima da hora, não seria possível fazer a abertura”, afirmou.
Segundo a dirigente, o mesmo aconteceu com o plano de levar a prova para os Estados Unidos. Ainda que o plano de levar a Truck para fora do país não tenha dado passos definitivos por ora, Félix afirmou estar confiante que essa será uma realidade de 2013.
O processo de internacionalização da Fórmula Truck é um desejo antigo da cúpula da competição. Até o momento, o grande passo desse objetivo foi levar as corridas para a Argentina. O país, aliás, sofrerá uma alteração neste ano: a prova será em Córdoba, não mais na capital Buenos Aires.
Já entre as provas brasileiras, a grande novidade da temporada 2012 será o retorno do circuito de Cascavel, que recebia a Truck na década de 1980 e 1990. A categoria acertou com a prefeitura da cidade, que reformará Autódromo Internacional Zilmar Beux. Com pista e estruturas reformadas, o local deverá receber a disputa do dia 5 de agosto.