O Santos exibiu no último fim de semana a nova estratégia para suas redes sociais durante os jogos do time. O clube usará suas ferramentas para passar uma série de conteúdo ao vivo, em vídeo, para os torcedores. E essa é uma modalidade que deverá crescer durante o ano, mesmo sem os direitos de transmissão dos jogos oficiais.
Pelo YouTube, o Santos mostrou imagens antes dos jogos, com os jogadores Elano e David Braz, que interagiram com os torcedores por meio do Twitter. Pelo Periscope, ferramenta que passa vídeos ao vivo, a comunicação santista gravou mais entrevistas no pós-jogo.
O Corinthians é outro que tem implementado suas transmissões. Há alguns anos, o clube faz exibições esporádicas, como o primeiro treino na Arena Corinthians. Hoje, faz desde entrevistas exclusivas a cenas inéditas dos bastidores. No amistoso contra o Shakhtar Donetsk, uma câmera atrás dos jogadores chegou a mostrar a visão dos atletas no momento de entrar em campo. Tudo ao vivo.
Para o gerente de conteúdo digital do Corinthians, André Stepan, esse movimento irá crescer nos próximos anos graças à evolução da tecnologia. “Além do Youtube, você tem outras ferramentas para fazer isso, e ferramentas mais simples. Hoje, pelo celular você consegue fazer uma transmissão ao vivo”, explicou à Máquina do Esporte.
Os direitos dos principais torneios na internet ainda pertencem aos grandes grupos de mídia, caso da Globo com o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Mas o Palmeiras já demonstrou que esse é um próximo passo viável.
O clube também tem apostado em cenas de bastidores ao vivo, como as entrevistas coletivas do time. Mas, há uma semana, o Palmeiras foi além e exibiu um jogo treino pela TV Palmeiras, no Youtube. No total, a transmissão atingiu uma audiência de 80 mil pessoas.