A empresa espanhola Maciv Tecnologias apresentou nesta semana a rede social Área Corinthians, que pretende reunir conteúdos relacionados ao clube paulista, com a participação direta de seus torcedores. O novo site, no entanto, não tem a licença da direção corintiana.
Segundo o CEO da Maciv, Miguel Sousa, a ideia é que o site seja independente para que os torcedores tenham mais liberdade. “Não temos a intenção de ser licenciado porque queremos que as pessoas postem e comentem o que elas quiserem, sem nenhum tipo de censura”, afirmou.
Para o executivo, o site não deverá ter problema porque não usa símbolos do Corinthians e, a princípio, nem tem uso comercial. Neste momento, a ideia é usar o clube para promover a empresa, especializada em tecnologia.
A empresa pretende fazer o mesmo com outros times brasileiros, caso do São Paulo e do Flamengo, além dos espanhóis Barcelona e Real Madrid. Hoje, já existe a rede social Área Benfica. Segundo Sousa, está em andamento uma negociação para o clube português tornar a rede oficial. “Mas desde que não tenha interferência no conteúdo”, completou.
Com divulgação apenas pela mídia, a Área Corinthians conseguiu mil inscritos nas primeiras horas. Caso a empresa queira monetizar com o site, o modelo de negócio deverá ser o mesmo do Facebook, que ganha com posts patrocinados.
Procurado pela Máquina do Esporte, o Corinthians afirmou que o caso já foi encaminhado ao departamento jurídico do clube, que avaliará o caso.