Na primeira temporada sem a Liga dos Campeões, a ESPN foca suas atenções nos campeonatos nacionais europeus. Dois dos principais, o Espanhol e o Italiano, têm início neste fim de semana.
As principais atenções estão voltadas para o Campeonato Espanhol, apelidado de Liga das Estrelas. Para essa competição, que reúne craques como Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, a emissora passará a contar com dois repórteres, um baseado em Barcelona e outro em Madri, com foco na cobertura dos gigantes Barcelona e Real Madrid.
Neste primeiro fim de semana de Campeonato Espanhol, a emissora irá transmitir quatro partidas ao vivo. A novidade é que o jogo do Real Madrid, que nesta semana passará no Fox Sports, passará em VT à 0h de domingo para segunda-feira.
“Ao todo transmitiremos 22 jogos de 10 campeonatos neste fim de semana, considerando sexta-feira, sábado, domingo e segunda”, contou João Palomino, vice-presidente da jornalismo e programação da ESPN.
A emissora irá passar jogos dos campeonatos Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano, Francês, Português, Holandês, Mexicano, MLS (Major League Soccer, dos EUA) e segunda divisão da Inglaterra.
A nova estratégia também implica alterações nos programas tradicionais da grade da ESPN. “Vamos ampliar e dar mais peso ao ‘Futebol no Mundo’. Estamos definindo as mudanças”, afirmou Palomino, referindo-se ao programa que conta com edições às sextas e aos domingos.
Outra estratégia do canal é a produção de produtos pensando exclusivamente no mundo digital. “Faremos um programa sobre a NBA, aproveitando o fato de termos neste ano o recorde de oito brasileiros na liga. Terá apresentação do Gustafo Hofman e comentários do [Eduardo] Agra. Ainda vamos definir o formato e nome”, disse o executivo, ressaltando que a atração será veiculada exclusivamente no site da ESPN.