Foi curto o retorno do Palmeiras à principal competição de basquete do Brasil. O clube conseguiu o acesso ao Novo Basquete Brasil em 2012, mas, nesta semana, anunciou o adeus. Na próxima temporada, a equipe ficará fora do Campeonato Paulista e do próprio NBB.
A questão é simples: o Palmeiras perdeu o patrocinador e não conseguiu repor a marca. Até a última temporada, a equipe de basquete tinha o aporte da Meltex, que resolveu não renovar o acordo por mais um ano.
Procurada pela Máquina do Esporte, a empresa preferiu não se manifestar sobre a decisão neste momento.
Oficialmente, o Palmeiras chamou a saída do time do NBB de “licença”; esse foi o termo usado para pedir o afastamento à Federação Paulista de Basquete e à Liga Nacional de Basquete. Na prática, o clube deixa abertas as portas para um retorno possível.
Internamente, a decisão foi por não arcar com os custos de um time de basquete de primeiro nível no Brasil. O Palmeiras só voltaria ao NBB caso a equipe fosse sustentável. Sem um patrocinador máster, isso não foi possível.
O caso do Palmeiras não é único no NBB. O Franca, por exemplo, tem sofrido financeiramente desde a saída da Vivo. A equipe já admitiu a possibilidade de fechar as portas.