O Grêmio apresentou uma parceria com a empresa alemã de tecnologia SAP para desenvolver três softwares para o clube. Não se trata de um patrocínio, mas uma contratação dos serviços, ainda que a diretoria gaúcha espere uma ampliação da parceria com foco na manutenção dos sistemas. Foram três sistemas acertados, centrados em atletas, na administração do clube e nos torcedores, todos personalizados para o clube.
Entre os jogadores, o Grêmio fechou com o SAP HANA, que mede e monitora o desempenho dos jogadores. A ideia é manter uma série de dados sobre o elenco do time em uma interface que seja simples de administrar. O sistema é o mesmo utilizado pela seleção alemã durante a Copa do Mundo. Nesse caso, a SAP era patrocinadora da equipe e usou o Mundial para divulgar a tecnologia.
Entre os torcedores, será criado um aplicativo para tablets e smartphones. A ideia é exibir uma série de estatísticas e conteúdos para os torcedores. Anteriormente, a diretoria irá fazer uma pesquisa entre os fãs do time para levantar quais assuntos são mais relevantes antes, durante e depois das partidas.
Por fim, o clube fechou com o software SAP Business Suite, mais popular entre empresas. O programa padroniza processos administrativos internos, como compras, finanças e ativos.
Dessa maneira, o Grêmio se tornou o primeiro clube da América Latina a utilizar os serviços da SAP. No esporte, além da seleção da Alemanha, a empresa mantém diversos acordos, como a NBA, a NFL e McLaren na Fórmula 1.