O São Paulo irá debutar na edição de 2012 do Campeonato Brasileiro da mesma forma que começou o ano: sem nenhum patrocinador máster. Como nenhuma negociação avançou suficientemente, a equipe paulista decidiu entrar em campo no próximo domingo, quando visita o Botafogo, com propaganda do programa de sócios-torcedores no peito.
A informação foi confirmada pelo vice-presidente de marketing do clube, Julio Casares. Não há, segundo ele, um planejamento específico a respeito de quanto tempo essa estratégia será usada. “Vamos usar de acordo com a vac”ncia”, afirma o dirigente, dando sinais de que os sócios ficarão no uniforme até que um parceiro seja encontrado.
“Com essa ação queremos resgatar o orgulho de ser sócio torcedor. Queremos mostrar que no São Paulo todos estão envolvidos e comprometidos em fazer do programa uma referência. E que esse é um pensamento não só da diretoria, como também dos jogadores”, disse José Alves Junior, diretor do programa, ao site do clube.
Atualmente, o São Paulo possui cerca de 30 mil associados adimplentes, de acordo com vice-presidente de marketing. Uma ideia similar foi posta em prática em meados de 2010, quando o clube também não tinha um cotista máster. À época, determinados sócios tiveram os nomes estampados no uniforme como homenagem.
A situação atual em termos de patrocínios é tão grave que o empresário, apresentador e torcedor do clube Roberto Justus foi acionado no início da temporada para captar patrocínios. A função praticamente deixou as mãos do departamento de marketing são-paulino. Meses depois, o novo responsável ainda não obteve sucesso na busca.
A principal cota de patrocínio está vaga desde que o BMG decidiu não estender o aporte feito na temporada passada. O banco mineiro tem retirado gradativamente os investimentos que fez em times de futebol nos últimos anos, e o clube paulista foi um dos primeiros a ver o contrato terminar, junto com o Sport, que já conseguiu substituto.