Sem propostas, Globo transmitirá Brasileirão sozinha na TV aberta

A menos de uma semana do início do Campeonato Brasileiro, é oficial: apenas a Globo transmitirá a principal competição do futebol nacional na TV aberta em 2018. A exclusividade ocorrerá pelo terceiro ano consecutivo, desde que a Band desistiu, por questões financeiras, de transmitir o torneio em 2016.

Assim como em 2016 e 2017, nenhuma outra emissora mostrou interesse em transmitir o torneio, mesmo que sublicenciado da Globo. A Band, que costumava ser parceira da emissora carioca, desistiu antes da disputa do Brasileirão de 2016, assim como, nos últimos tempos, também desistiu de outros torneios de futebol, como os Estaduais, a Copa do Brasil e, mais recentemente, a Copa do Mundo de 2018.

Oficialmente, o motivo foi “uma mudança estratégica”. Na prática, a questão é puramente financeira.

Com a Copa do Mundo, inclusive, vai acontecer um fato que não acontecia desde 2002, quando apenas a Globo teve os direitos. Em 2018, mais uma vez, somente a emissora carioca transmitirá a maior competição do futebol mundial na TV aberta.

De acordo com o Blog do Ohata, do Uol, como não houve propostas para a TV aberta, o único acordo de sublicenciamento fechado pela Globo no Brasileirão é na TV fechada. A ESPN exibirá os melhores momentos dos jogos, enquanto o Fox Sports terá os melhores momentos e os VTs das partidas. Vale ressaltar que, pelo acordo, trata-se de um pacote com uma qualidade maior do que o compacto exigido por lei.

Sair da versão mobile