O Senado aprovou um projeto de lei que torna mais rígido o Estatuto do Torcedor. Entre as novas medidas está a proibição de “c”nticos discriminatórios”, sob pena de prisão. Ou seja, o torcedor não poderá proferir xingamentos em estádios e em ginásios esportivos.
Além disso, invasão de campo e incitação a violência serão punidos da mesma maneira. O texto foi aprovado pelos senadores e agora terá que passar pela aprovação do presidente Lula, que pode vetar alguns artigos do projeto.
O projeto foi apresentado pelo presidente do Senado, José Sarney, como algo “de maior interesse ao povo brasileiro”. A votação foi rápida e não teve discussão.
No texto apresentado, a fiscalização caberá aos organizadores da partida, do poder público e do próprio estádio, que deverá apresentar uma série de medidas que possam evitar a violência, como c”meras de segurança.
Para as torcidas organizadas, será necessária a apresentação de um cadastro, com carteira, foto e endereço divulgado. Em caso de algum delito de um membro da organizada, todo o grupo sofrerá punição, chegando a ficar por três anos afastados dos estádios.