A Premier League anunciou nesta quarta-feira (5) que a Alfândega de Seul, capital da Coreia do Sul, recebeu um prêmio da entidade pela apreensão de mais de 400 mil produtos falsificados. A premiação é um incentivo dado pela liga inglesa na tentativa de proteger os direitos do próprio torneio e de todas as marcas envolvidas em publicidade e patrocínio.
De acordo com a Premier League, a apreensão feita em Seul foi recorde. Os produtos falsificados tiveram como origem a China e continham um valor de mercado de cerca de 4,6 milhões de libras (R$ 24,6 milhões). Entre os materiais, o serviço sul-coreano apreendeu camisas, shorts, bonés e escudos de diversos times que disputam a Premier League.
Foto: Reprodução
“Fizemos enormes avanços na luta contra a falsificação desde a criação do nosso programa há mais de uma década, e essa apreensão é a maior que já vimos até agora. Queremos proteger os fãs de serem roubados e uma remessa como essa mostra o desafio constante que enfrentamos. Agradecemos à Alfândega de Seul pelo trabalho e esforços para garantir que mais de 4 milhões de libras de produtos falsificados não sejam comercializados”, afirmou um porta-voz da Premier League, em nota.
Criado há 11 anos, o Programa Contra a Falsificação da Premier League já apreendeu mais de 1,9 milhão de produtos falsificados até hoje. O valor de mercado dessa quantidade imensa de produtos ultrapassa os 22 milhões de libras.
O anúncio do prêmio foi feito nesta quarta-feira (5) para coincidir com o início do “Football Against Fakes” (Futebol Contra Falsificações”, em tradução livre), conferência anual da Premier League que é realizada com o intuito de aumentar a conscientização sobre as questões que envolvem falsificações e são enfrentadas por diversas partes dentro do mercado do futebol.
O evento reunirá mais de 150 agentes de fiscalização de todo o Reino Unido para compartilhar experiências e discutir melhores práticas, e contará com apresentações da Premier League, dos clubes, autoridades policiais e especialistas em combate à falsificação no Emirates Stadium, em Londres.
Vale ressaltar que a Premier League está entre as propriedades esportivas mais lucrativas do mundo, espalhada por mais de 1 bilhão de lares distribuídos em 189 países.