Sky deixa a Stock e Red Bull cogita mesma rota

Cacá Bueno, da Red Bull Racing, foi um dos pilotos eliminados

Cacá Bueno, da Red Bull Racing, foi um dos pilotos eliminados

Uma decisão tomada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) sobre a etapa do último domingo, realizada em Campo Grande, pode determinar o fim de uma equipe da Copa Caixa Stock Car. A Sky, que era uma das patrocinadoras da Red Bull Racing, anunciou nesta segunda-feira que vai se retirar da categoria no fim do ano. A fabricante de bebidas energéticas que dá nome ao time, também revoltada, ainda estuda qual posicionamento tomar, mas cogita seguir o mesmo caminho.

Daniel Serra, um dos pilotos da Red Bull Racing, venceu a prova disputada no último domingo. O outro representante da equipe, Cacá Bueno, fechou a etapa na oitava posição. No entanto, ambos foram desclassificados por terem se recusado a levar os carros para o parque fechado depois da corrida.

A CBA ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso porque receberá somente na terça-feira a documentação referente à prova. A entidade disse apenas que a equipe se recusou a levar os carros para vistoria e que precisou usar resgates para conduzir os veículos.

Segundo a Red Bull Racing, contudo, o regulamento da Stock não diz que é obrigatório levar os carros para o parque fechado assim que a corrida termina. Além disso, o bólido de Daniel Serra teve um problema por falta de combustível, o que levou a equipe a pedir que o veículo fosse desligado.

A equipe diz ainda que suas informações podem ser provadas pelos resultados da telemetria e que os dados foram colocados à disposição da CBA, mas que a entidade nem analisou isso. A Red Bull Racing entrará com recurso contra a decisão.

“Independentemente de ganhar o recurso ou não, ficou claro para a Sky que a CBA não trabalha com profissionalismo e que a empresa não vai mais investir no automobilismo, mas em outros esportes. Ela pode até fazer algo em automobilismo, desde que a CBA não tenha participação na gestão”, disse Fernando Julianelli, sócio da agência Reuion, responsável pela gestão de marketing da Red Bull Racing.

A relação da Sky com a equipe continuará até o fim deste ano. Nesse período, a Red Bull precisará decidir se manterá o aporte na Stock ou se encerrará o time. Caso a produtora de bebidas energéticas decida continuar, ficará diante de novo dilema: ampliar o valor investido na escuderia ou procurar um novo parceiro.

“A relação da Sky com a Stock tem seis anos. Começou com um investimento pequeno através de um patrocínio pessoal a um piloto, e eles entenderam que a categoria era uma boa plataforma de comunicação de marketing esportivo e relacionamento. Houve um aumento gradual desde então, e a empresa chegou a patrocinar a Corrida do Milhão de 2008. A parceria com a Red Bull Racing começou em 2009, quando a equipe foi campeã com o Cacá Bueno. Mas é a terceira vez em que a Sky participa de um episódio em que o resultado de uma prova é alterado em função da opinião de um comissário da CBA”, completou Julianelli.

Sair da versão mobile