Uma decisão tomada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) sobre a etapa do último domingo, realizada em Campo Grande, pode determinar o fim de uma equipe da Copa Caixa Stock Car. A Sky, que era uma das patrocinadoras da Red Bull Racing, anunciou nesta segunda-feira que vai se retirar da categoria no fim do ano. A fabricante de bebidas energéticas que dá nome ao time, também revoltada, ainda estuda qual posicionamento tomar, mas cogita seguir o mesmo caminho.
Daniel Serra, um dos pilotos da Red Bull Racing, venceu a prova disputada no último domingo. O outro representante da equipe, Cacá Bueno, fechou a etapa na oitava posição. No entanto, ambos foram desclassificados por terem se recusado a levar os carros para o parque fechado depois da corrida.
A CBA ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso porque receberá somente na terça-feira a documentação referente à prova. A entidade disse apenas que a equipe se recusou a levar os carros para vistoria e que precisou usar resgates para conduzir os veículos.
Segundo a Red Bull Racing, contudo, o regulamento da Stock não diz que é obrigatório levar os carros para o parque fechado assim que a corrida termina. Além disso, o bólido de Daniel Serra teve um problema por falta de combustível, o que levou a equipe a pedir que o veículo fosse desligado.
A equipe diz ainda que suas informações podem ser provadas pelos resultados da telemetria e que os dados foram colocados à disposição da CBA, mas que a entidade nem analisou isso. A Red Bull Racing entrará com recurso contra a decisão.
“Independentemente de ganhar o recurso ou não, ficou claro para a Sky que a CBA não trabalha com profissionalismo e que a empresa não vai mais investir no automobilismo, mas em outros esportes. Ela pode até fazer algo em automobilismo, desde que a CBA não tenha participação na gestão”, disse Fernando Julianelli, sócio da agência Reuion, responsável pela gestão de marketing da Red Bull Racing.
A relação da Sky com a equipe continuará até o fim deste ano. Nesse período, a Red Bull precisará decidir se manterá o aporte na Stock ou se encerrará o time. Caso a produtora de bebidas energéticas decida continuar, ficará diante de novo dilema: ampliar o valor investido na escuderia ou procurar um novo parceiro.
“A relação da Sky com a Stock tem seis anos. Começou com um investimento pequeno através de um patrocínio pessoal a um piloto, e eles entenderam que a categoria era uma boa plataforma de comunicação de marketing esportivo e relacionamento. Houve um aumento gradual desde então, e a empresa chegou a patrocinar a Corrida do Milhão de 2008. A parceria com a Red Bull Racing começou em 2009, quando a equipe foi campeã com o Cacá Bueno. Mas é a terceira vez em que a Sky participa de um episódio em que o resultado de uma prova é alterado em função da opinião de um comissário da CBA”, completou Julianelli.