O time de vôlei masculino do Pinheiros esteve longe de uma má campanha na Superliga: terminou o campeonato nacional em terceiro. Mas, considerando o alto investimento feito pela parceira Sky, é inegável a decepção. Neste ano, a patrocinadora voltou a apostar na equipe, incrementou o investimento e contratou mais jogadores de peso – o novo elenco foi apresentado na manhã da última segunda-feira, em São Paulo. Com selecionáveis como Giba, Marcelinho, Gustavo e Rodrigão, a expectativa era de título para o clube e muita exposição para a empresa. A equipe não rendeu o suficiente para isso, mas a Sky segurou o elenco e ainda aumentou o aporte. Com mais dois anos de contrato, Marcelo Miranda, diretor de marketing da empresa, explica: ?Continuidade, com consistência no trabalho, é o que dá retorno, tanto no marketing quanto no esporte?. Mesmo fora da grande final, única partida com transmissão aberta pela rede Globo, o diretor garante estar satisfeito com a exposição e retorno da marca. As novidades no elenco são os jogadores Tuba, Murilo Radke, William Reffatti da Costa, Leandro Greca e Polaco, além de mais um integrante da seleção brasileira, Maurício Borges. No banco, foi contratado o técnico Mauro Grasso, bicampeão da Superliga. A segunda chance da equipe se tornou a prioridade da Sky dentro do esporte. Além da popularidade do vôlei, a marca mantém a aposta nos seus novos ?garotos propaganda? Giba e Gustavo, que estrelam comerciais na televisão com, segundo Miranda, bastante aprovação de público. Os vídeos focam as transmissões de alta definição, meio em que a empresa também aposta no esporte como forma de divulgação. Para chamar o público consumidor, a Sky tem usado como trunfos as transmissões esportivas que envolvem suas equipes. Hoje, a empresa tem 200 mil assinantes do pacote de em alta definição – a meta é dobrar esse número até o fim do ano. Inserida em um contexto econômico favorável, a companhia quer aproveitar a Copa do Mundo para conseguir dar um boom necessário nos seus números. ?O esporte é uma das coisas mais importantes na TV por assinatura, é o gênero mais procurado?, afirma Miranda. O diretor ratifica, portanto, o interesse no marketing esportivo. Apesar do Flamengo, o Pinheiros é quem tem concentrado os investimentos. Oficialmente, a questão é geográfica, já que empresa tem sede em São Paulo. A expansão no esporte ainda não prevê novos clubes. Mirando o objetivo dos 400 mil assinantes de HD em 2010, a Sky investiu R$ 800 milhões. Em 2009, a empresa teve faturamento de US$ 1,7 bilhão, contanto com dois milhões de assinantes do seu serviço de TV fechada. A esperança é que a migração para a alta definição e o surgimento de novos clientes gerem 25% de aumento na receita. Além do esporte, filmes fazem parte do pacote da aposta. Desde dezembro de 2009 que a empresa oferece o serviço de vídeo On Demand, em que o cliente pode alugar um filme pela televisão, recebendo o sinal em HD. Hoje, a Sky é uma das líderes no mercado de TV por assinatura no Brasil. Ela detém 31% do público, contra 51,3% da NET. A empresa é controlada pela Directv Group e pela Globo Comunicações e Participações. Apesar do crescimento dos últimos anos, ainda são poucos brasileiros que aderem o produto: 13,5% dos lares têm o serviço. Além do vôlei com Pinheiros e do basquete com o Flamengo, a Sky tem patrocínio nas pistas, com a Stock Car. A empresa investe na equipe Red Bull Racing, que tem Cacá Bueno, tricampeão da categoria, como piloto.
Sky reforça investimentos no Pinheiros
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