Fazer do limão uma limonada. Esse pode ser o resumo da “saga” da Soccerex, principal feira de negócios do futebol, em seu ano de despedida do Brasil. No quarto e último ano em que acontece em solo brasileiro, a Soccerex precisou mudar de data e local para se adequar a uma nova realidade. Agora alojada no Maracanã e na semana que antecede o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014, a feira pretende fazer o maior evento já visto do gênero para ter um “grand finale” no Brasil.
Em 16 de setembro, o governo do Rio de Janeiro, patrocinador do evento, decidiu em conjunto com os organizadores que o estádio do Maracanã abrigasse a edição de 2013 da Soccerex. A medida teve como objetivo, além de usar a história do local como atrativo, reduzir os custos de montagem da feira, que nos três anos anteriores aconteceu no Forte de Copacabana, em estrutura móvel.
Além da mudança de local, mudaram também as datas do evento. Antes previsto para ocorrer entre 23 e 27 de novembro, agora a Soccerex será entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, véspera do sorteio das chaves da Copa do Mundo. Por conta disso, a feira passou a vender a ideia de que esa será a última oportunidade de fazer contatos pré-Mundial.
“O Brasil terá, num período de um ano, três eventos capitais, chancelados pela Fifa, para quem trabalha com futebol. O primeiro foi a Copa das Confederações. O segundo, é a Soccerex. E o terceiro será a Copa do Mundo. Esses três eventos têm a chancela da Fifa, mas o único que é aberto para quem quiser ir, é a Soccerex”, diz Ricardo Setyon, chefe de comunicação da Soccerex no Brasil.
Além da oportunidade de relacionamento, a feira terá como grande diferencial neste ano a realização de um tour pelo estádio do Maracanã. Batizado de “Soccerex Maracanã Esperience”, o giro pelo estádio acontece na segunda-feira, dia 2 de dezembro. A ideia é explorar também a chance única de os participantes conhecerem vestiários, corredores, sala de imprensa e outros detalhes do estádio que abrigará a final da Copa do Mundo.
Por conta do ano “especial”, Setyon afirma que a maior parte da Soccerex este ano estará voltada para o Mundial de 2014. Segundo a projeção do executivo, 85% da feira falará apenas sobre o evento do ano que vem.
“A Soccerex representa a última oportunidade para qualquer evento de relacionamento antes da Copa. Depois dela, com o sorteio das chaves, todo mundo estará produzindo a Copa. Não há outro lugar para falar com a indústria que não seja a Soccerex”, complementa.
Segundo os organizadores, em média o visitante da Soccerex troca 53 cartões, sendo que seis deles são “eficientes”, ou seja, geram negócios. Isso assegura uma efetividade de 0,6 para cada cartão trocado.