A diretoria de supervisão do comitê organizador local dos Jogos Olímpicos de inverno de 2014, que terão sede em Sochi, realizou nesta semana a primeira reunião geral de 2011. O evento serviu para discutir a avaliação feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na cidade, e também para estabelecer metas para este ano. A principal delas é manter a operação independente de dinheiro do governo.
Segundo dados apresentados na reunião, o comitê organizador sobreviveu em 2010 apenas com recursos próprios. A ideia é que essa lógica se mantenha na atual temporada – isso não exclui investimento público em obras necessárias para Sochi receber os Jogos Olímpicos.
O programa de marketing de Sochi-2014 já ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento. Com isso, o evento já assegurou o posto de edição mais lucrativa da história dos Jogos de inverno.
Sobre a visita do COI, a quinta oficial desde que Sochi foi confirmada como sede de 2014, autoridades locais comemoraram a repercussão. “Eles classificaram o progresso como significativo”, disse Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia e da diretoria de supervisão do comitê organizador local.