Sochi é ‘tremendo sucesso’ para a NBC, diz CEO

Emissora americana quer provar que investimento em Sochi valeu a pena - Crédito Reprodução

Emissora americana quer provar que investimento em Sochi valeu a pena – Crédito Reprodução

A NBC, emissora americana que está transmitindo os Jogos de Inverno de Sochi, encara a cobertura do torneio como um “tremendo sucesso”. Steve Burke, CEO do canal, mandou um memorando aos funcionários em 18 de fevereiro, terça-feira passada, que foi publicado pela Bloomberg. “Em 2011, fizemos um investimento majoritário de US$ 4 bilhões pelos Jogos Olímpicos até 2020. As audiências e as vendas para Sochi mostram que tomamos uma decisão sábia”.

A competição na Rússia tem dado menos audiência do que Vancouver gerou quatro anos atrás, mas a audiência da NBC à noite, na faixa hoje ocupada por Sochi, mais do que dobrou. Em 11 dias, a NBC teve uma média de 23 milhões de telespectadores no horário nobre, segundo Burke. O NBC Sports Network, canal a cabo e via satélite do grupo dedicado à programação esportiva, bateu recordes de audiência.

Na internet, 27% mais pessoas assistiram aos jogos online. A página criada pela emissora especificamente para Sochi chegou a 45 milhões de visitas únicas, mais do que nos Jogos de Inverno de Vancouver. A rede está transmitindo as competições ao vivo durante a noite nos Estados Unidos, mas também está subindo vídeos durante todo o dia e facilitando que eles sejam compartilhados no Twitter e no Facebook.

O que o CEO quer provar é que a Olimpíada de Inverno pode ser uma ferramenta rentável para obter novas audiências. Até porque o investimento foi alto. O braço de entretenimento da Comcast, grupo que detém participação majoritária na NBC, gastou US$ 775 milhões nos direitos de transmissão dos Jogos de Sochi para os Estados Unidos e mais US$ 100 milhões na produção do conteúdo. A receita com publicidade ultrapassou US$ 800 milhões.

Apesar do entusiasmo de Burke na defesa aos Jogos de Sochi, outras programações da TV americana têm ficado à frente do esporte no horário nobre. O memorando do CEO aos funcionários foi enviado na terça-feira, dia 18, um dia depois de as audiências terem um pico, mas na própria terça os índices caíram. O American Idol exibiu seu primeiro episódio ao vivo no mesmo horário e fez a audiência de Sochi cair.

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