O ano de 2015 consagrou os programas de sócio-torcedor dos clubes brasileiros, que atingiram mais de 1 milhão de associados. Agora, segundo o Movimento por um Futebol Melhor, os fãs dos times já movimentam a quantia de R$ 400 milhões no futebol anualmente, considerando apenas as mensalidades dos planos.
O valor é especialmente alto caso seja levado em conta o início do Movimento, em janeiro de 2013. Na época, os programas geravam R$ 57 milhões ao ano para os clubes, quantia que chegou a R$ 238 milhões já no fim daquela temporada.
No ano passado, o Movimento teve mais um grande salto. Somente em 2015, foram quase 300 mil novos sócios, puxados pelo alto crescimento do trio de São Paulo: Corinthians, Palmeiras e o próprio São Paulo foram responsáveis por mais da metade desse número. Com isso, somente neste ano houve um aumento superior a R$ 100 milhões com faturamento envolvendo sócio-torcedor.
Entre as equipes, essa receita às vezes equivale a um valor superior ao de um patrocínio máster. O Internacional, por exemplo, declarou recentemente que a quantia representa a segunda maior fonte de receita do clube, atrás apenas dos contratos de televisão.
Hoje, o Movimento por um Futebol Melhor reúne 67 clubes. Entre os grandes, há poucos que não aderiram ao programa. A dupla do Paraná, Coritiba e Atlético Paranaense, aparece como exceção no atual momento da iniciativa.
Entre as empresas envolvidas, os resultados também são expressivos. Em 2015, foram gerados cerca de R$ 30 milhões em descontos de venda. Como a média de desconto chega a R$ 30 mensais, valor muitas vezes superior à mensalidade dos planos, grande parte dos torcedores já consegue economizar ao aderir ao Movimento.