Sonho de ter seleção une cidades sem Copa no Soccerex

Entre estandes de cidades e Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014, alguns nomes chamam atenção no interior da Soccerex. Unidas pelo sonho de receber a preparação de uma seleção para o torneio, Águas de Lindoia, Belém, Bento Gonçalves e Santos montaram estruturas na feira de negócios de futebol.

O que diferencia as cidades é justamente a campanha. Todas elas têm espaços no interior da feira, mas o modo de levar essa mensagem ao público varia drasticamente entre elas.

Bento Gonçalves, por exemplo, adotou como foco a formação cultural da cidade e o potencial para o enoturismo. O fato de ser um dos principais pontos do circuito de vinhos da Região Sul tornou-se mote da campanha local.

Além disso, a cidade gaúcha aposta em uma estrutura bem montada. Há um comitê criado em 2009, que une secretarias de diferentes segmentos e que terá investimento em torno de R$ 300 milhões até a Copa do Mundo – desse montante, R$ 200 milhões serão aportados em obras de infraestrutura.

Também fazem parte do plano iniciativas de capacitação e qualificação de prestadores de serviço, projeto que já está em curso. Atualmente, um representante da cidade está na Itália para pesquisar hábitos e costumes culinários e buscar caminhos para incrementar os cardápios de Bento Gonçalves.

“O que estamos fazendo é um trabalho de marketing e de posicionamento. Estar aqui na Soccerex é uma questão estratégica para nós”, explicou Ivane Fávero, secretária de Turismo da cidade.

A principal meta da região é receber a preparação de uma seleção para a Copa do Mundo de 2014. Mas o projeto também vislumbra o potencial turístico que o evento vai movimentar.

“Nós temos qualidade de vida, com um índice de desenvolvimento que está no sétimo lugar do país segundo levantamento da Firjan. E somos o primeiro destino do país no enoturismo”, completou Fávero.

Além do estande, Bento Gonçalves comprou o direito de ser o vinho oficial da Soccerex, posto ocupado no ano passado pela Concha y Toro. Isso inclui espaços publicitários e distribuição especial nos restaurantes e bares ligados ao evento.

Todos esses atributos fazem com que o projeto seja radicalmente diferente do que está sendo desenvolvido por Belém. A capital paraense optou por um estande que mostra as belezas e alguns aspectos da cultura local, mas o grande mote de campanha é a import”ncia que o esporte tem na região.

“Nós temos um estádio olímpico pronto, que foi usado recentemente para o superclássico entre Brasil e Argentina. Temos hotéis, com uma rede que alimenta um turismo muito forte. E temos demanda, como ficou claro no Grand Prix de atletismo. O maior público do país foi registrado em Belém”, disse Ana Clara, porta-voz da Secretaria de Esporte e Lazer.

No estande de Santos, o primeiro apelo claro é a ligação entre o nome da cidade e o Santos Futebol Clube. O time é lembrado em uma camisa autografada e em fotos espalhadas pelo local.

Ao contrário das “rivais”, porém, Santos ainda não tem delineado um projeto de comunicação e marketing para que a cidade seja sede da preparação de uma seleção para a Copa do Mundo de 2014. Não existe sequer um orçamento para isso.

Os próximos passos do projeto dependem nevralgicamente da construção de um novo hotel na cidade, já que os atuais não atenderiam às necessidades de uma seleção. A ideia de Santos é começar um projeto para 2014 somente no segundo semestre do próximo ano.

A proposta pode parecer distante para uma cidade que participa atualmente de uma feira de negócios, mas ainda é mais consistente do que o silêncio de Águas de Lindoia. Visitado pela reportagem em seis oportunidades diferentes de segunda e terça-feira, o aparato nunca teve nenhuma pessoa presente. Nem da organização, tampouco do público.

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