Sony usará futebol de areia para lançar Copa-2014 no Brasil

Na Copa de 2010, Sony montou espaço para ativação em Johanesburgo

Na Copa de 2010, Sony montou espaço para ativação em Johanesburgo

Um jogo de futebol de areia entre as seleções de Brasil e Japão, com presenças de convidados ilustres, marcará o início do projeto da Sony para a Copa do Mundo de 2014. A partida está agendada para o dia 30 de julho, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Simbolicamente, o jogo marcará o início da comunicação da Sony para a Copa do Mundo do Brasil. A data foi escolhida por ser a mesma em que o Rio de Janeiro receberá o sorteio preliminar das Eliminatórias – os horários desse evento e da partida de futebol de areia não serão coincidentes.

O fato de marcar o lançamento do projeto tem cercado a Sony de cuidados. A empresa promoveu um evento em São Paulo nesta quarta-feira para apresentar resultados da temporada passada e planos para o futuro no Brasil, mas adotou evasivas quando passou pelo tema “Copa do Mundo”.

“Para 2014, nós sentimos que a família Sony vai acompanhar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Eu pude sentir isso quando estive aqui no começo do mês e vi o jogo de despedida do Ronaldo. Pude sentir a atmosfera, o clima e como as pessoas se engajam com aquilo. O calor e a paixão do público são especiais”, relatou Hideyuki Hata, gerente da Sony para o patrocínio à Fifa.

Além do jogo de futebol de areia, a Sony deve fazer em uma data próxima ao sorteio preliminar um evento para apresentar o plano de comunicação da marca para o Brasil até a Copa do Mundo. As iniciativas, sobretudo em termos de ativação, ainda não estão plenamente estruturadas.

O certo é que o Brasil terá uma import”ncia muito maior para o planejamento da Sony durante os próximos anos. Um dos motivos para isso é justamente o patrocínio à Copa do Mundo. Assinado em 2007, o contrato custou US$ 305 milhões à empresa de eletroeletrônicos e tem validade até o fim de 2014.

Também pesa a favor do Brasil o desempenho recente do país. Com 65% de crescimento em relação a 2009, essa foi a região em que a Sony registrou melhor desempenho no ano passado. A ascensão fez com que o mercado saltasse de 14º para oitavo entre os maiores faturamentos da companhia.

A Sony estabeleceu como meta para este ano um crescimento igualmente agressivo: 48%, em um mercado com previsão de subir apenas 21%. Em comparação com 2009, a meta da empresa é dobrar de tamanho até o fim de 2013.

“Ainda temos um longo caminho até sermos a marca número 1 no Brasil. Nossa ideia é fazer uma comunicação direta com os consumidores. Queremos trabalhar juntos, o que não é comum na indústria”, explicou Ron Tsutsui, presidente da Sony no país.

Uma das ideias da companhia é apostar na crescente Classe C. Por conta disso, a Sony apresentou nesta quarta-feira um patrocínio ao apresentador Rodrigo Faro, da TV Record. Esse também é um dos motivos de o futebol ter crescido tanto em interesse nos planos da marca.

“Nossa expectativa é que o Brasil seja o maior crescimento deste ano de novo. E pensamos nisso porque nós podemos dizer que entendemos muito mais o consumidor brasileiro. Por isso, podemos nos posicionar melhor no mercado”, completou Carlos Paschoal, gerente-geral de marketing e comunicação da Sony.

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