Sozinha, Globo cresce no Brasileirão, e Band afunda

0x0 não ajudou a levantar a audiência da Globo (Foto: Agência Corinthians)

Como era esperado, a Globo “roubou” a audiência da Band na transmissão do Campeonato Brasileiro e teve alta na estreia do torneio deste ano. A emissora paulista, por outro lado, amargou ibope bastante baixo em comparação aos mesmos horários com futebol.

A Globo transmitiu a estreia do atual campeão, Corinthians, contra o Grêmio. Foram 22 pontos de média, com participação de 42% das televisões ligadas.

O número foi muito próximo da primeira rodada de 2016, quando o Corinthians também foi protagonista. Na ocasião, o jogo contra o Cruzeiro rendeu 23 pontos de média. A diferença é que a Globo ficou com 18 pontos, e a Band marcou cinco.

Agora, sem a transmissão do Brasileirão na emissora paulista, os pontos migraram para a Globo. Sem os direitos neste ano, a Band transmitiu Os Simpsons, mas a mudança não foi boa. O desenho marcou apenas um ponto de média. Em comparação, em nenhuma partida do torneio de 2015 o canal atingiu menos do que três pontos de média.

No Rio de Janeiro, a Band costuma ter menos audiência. Logo, a ausência do Brasileirão teve menos peso. Neste ano, o jogo entre América e Fluminense marcou 19 pontos para a Globo, mesmo número de São Paulo e Flamengo, pela primeira rodada do ano passado. Na época, a emissora paulista marcou dois pontos na partida. Com Simpsons neste ano, ficou com apenas um.

Na próxima semana, a Globo trocará os times com destaques em suas praças. Em São Paulo, a transmissão ficará com São Paulo x Internacional. Já no Rio de Janeiro, a exibição será entre Grêmio e Flamengo.

Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário. 

Sair da versão mobile