SP cria ‘Dicionário de Paulistanês’ para turistas

Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um dos cartões-postais de SP

Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um dos cartões-postais de SP

A São Paulo Turismo (SPTuris) aproveitou as vésperas da Copa do Mundo para criar um dicionário. Mas este, definitivamente, não é um dicionário comum: denominado Dicionário de Paulistanês, é composto apenas por palavras, gírias e expressões típicas de São Paulo.

O projeto da empresa pertencente à prefeitura tem como principal público-alvo os turistas. A ideia é que eles aprendam os vocábulos e os utilizem no diálogo cotidiano durante sua passagem pela cidade. Com isso, a companhia especializada em turismo e eventos reforça seu objetivo de oferecer a eles uma melhor receptividade.

O Dicionário de Paulistanês da SPTuris, contudo, não se restringe aos turistas, uma vez que também é válido para os próprios moradores. No total, o artigo compreende mais de 150 verbetes. Todos são acompanhados de fotografia, tradução para o idioma inglês e áudio.

Disponível gratuitamente na versão virtual no site da SPTuris, o guia da corporação municipal promete explicar aos não-paulistanos, por exemplo, por que o povo local costuma chamar o futebol de mesa de “pebolim”, e não de “totó”, como em outras regiões brasileiras.

São Paulo é uma das 12 cidades-sede da próxima edição do Mundial, a ser realizada no Brasil, neste ano. O maior município do país receberá seis partidas da competição. Os jogos estão marcados para a Arena Corinthians, estádio do Corinthians. Atualmente, quatro deles já estão definidos: Brasil x Croácia (duelo de abertura do torneio), Uruguai x Inglaterra, Holanda x Chile e Coreia do Sul x Bélgica.

Sair da versão mobile