Nova fornecedora de material esportivo das equipes de natação do Minas Tênis Clube, a Speedo escolheu a instituição por razões estratégicas. Além da possibilidade de ampliar sua presença no mercado de Minas Gerais, o acordo oferece à fabricante de material esportivo um caminho para intensificar seu projeto de prospecção de novos talentos.
A Speedo lançou, em dezembro de 2009, um projeto chamado Future Team. A ideia era formar uma equipe de até dez atletas jovens, com potencial de desempenho e apelo de marca no futuro.
A primeira contratada do time foi a nadadora Júlia Gerotto, ainda em 2009. Depois, a Speedo fechou com os nadadores Alessandra Marchioro e Luiz Melo e com o triatleta João Barbosa.
Atualmente, há três nomes em fase final de avaliação da diretoria da Speedo. Os últimos três devem ser fechados até o fim deste ano. “Nós fazemos um processo bem longo de seleção. Conversamos com o técnico, o atleta, outros técnicos e os pais do atleta. Tudo isso é importante para montarmos um cenário e escolhermos o perfil”, explicou Igor de Souza, gerente de marketing da empresa.
O foco da parceria com o Minas, portanto, não é a montagem da equipe atual. A preocupação da Speedo é a renovação do time, sobretudo porque alguns atletas devem chegar à categoria profissional.
“A Alessandra Marchioro tem chance de estar nas Olimpíadas de 2012, algo que nós só imaginávamos para 2016. O Future Team começou no ano passado, e no ano que vem já deve ter atletas no nosso Elite Team. Portanto, precisamos renovar o grupo”, disse De Souza.
O contrato com o Minas é importante para essa renovação que a Speedo pretende fazer. A marca também patrocina o Pinheiros, outro tradicional clube de natação no Brasil. O argumento da empresa é que esses negócios são mais eficientes do que montar um projeto de prospecção de atletas pelo país.
“É uma realidade: em algum momento da carreira, ainda jovem, todo atleta de ponta da natação brasileira passa por um desses clubes”, lembrou o diretor da fabricante de material esportivo.
No Minas, a Speedo fornecerá 1,5 mil peças por ano aos atletas. O contrato envolve investimento de R$ 600 mil, e a empresa projeta um incremento de até 30% em suas vendas no mercado de Minas Gerais.