O Sport passou o Fluminense e entrou na lista dos 10 times com mais sócios-torcedores no Brasil. E, graças a uma reformulação feita em abril, o clube passou o Bahia e passou a liderar o quesito no Nordeste.
Até o início deste ano, o Sport mantinha 18 mil sócios-torcedores. O clube lançou, então, uma reformulação no programa. Diferentemente de outras equipes do Brasil, não houve mudança no preço, mas sim no sistema, no atendimento e na prospecção de novos membros para o programa dos pernambucanos.
O diretor-executivo de marketing do clube, Sid Vasconcelos, explicou à Máquina do Esporte o porquê da reformulação. “Nós tínhamos um número baixo de sócios nos jogos. Foi quando nós resolvemos fazer ações focadas nos setores onde havia menos membros do programa”, contou.
Basicamente, o Sport colocou cerca de 20 promotores nas arquibancadas em cada jogo. Os profissionais faziam o trabalho de divulgar as vantagens de se associar ao clube. Além do preço do ingresso, que na Ilha do Retiro cai de R$ 60 para R$ 10, benefícios como os descontos no Movimento por um Futebol Melhor eram anunciados.
Esses promotores têm feitos cadastros dos torcedores, e uma equipe de telemarketing entra em ação para convertê-los em sócios-torcedores. O time de telefonistas, por sinal, passou de 5 profissionais para 15 desde então.
Quem se interessava durante a partida do Sport, pode se tornar sócio na mesma hora. As promotoras carregam tablets para fazer o cadastro.
O objetivo do Sport era chegar a 35 mil sócios até o fim do ano. Hoje, já são 34 mil, graças ao esforço da diretoria e, claro, ao bom momento vivido pelo time. Com esse número, o clube espera faturar algo em torno de R$ 13 milhões por ano com o programa de sócio-torcedor.