Sporting faz fusão para cumprir fair play financeiro

O Sporting vai fazer uma fusão interna para se adequar às regras de fair play financeiro impostas pela Uefa. O clube comunicou nesta semana à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e a Sporting Património e Marketing passarão a funcionar como uma só instituição.

A Sporting Património e Marketing era uma pessoa jurídica responsável pela gestão dos equipamentos esportivos e do faturamento comercial do clube. A SAD, por sua vez, concentrava-se na parte esportiva.

Com a fusão, o capital social do Sporting subirá de 39 milhões de euros para 96 milhões de euros. Com isso, o time passará a ter saldo positivo sem precisar vender bens imobiliários.

As regras do fair play financeiro, que foram aprovadas nesta semana pela União Europeia, serão colocadas em vigor a partir da temporada 2013∕2014. Entre outras coisas, os clubes do Velho Continente não poderão mais gastar além do que faturam.

No fim do ano passado, o Sporting tinha ativo de 181,9 milhões de euros e passivo de 230,6 milhões de euros. A fusão da SAD com a Sporting Património e Marketing acabaria com esse déficit.

Sair da versão mobile