A volta dos torneios nacionais de futebol após a Copa do Mundo motivou o SporTV e o Premiere a lançarem a campanha “Paz nos Estádios”. O objetivo é conscientizar o público contra a violência entre as torcidas, aproveitando um Mundial em que torcedores de diversos países conviveram em harmonia, com pouquíssimos incidentes.
Protagonizado pelo jornalista e apresentador Marcelo Barreto, o vídeo da campanha foi inspirado na peça “All that we share”, da TV2 Danmark, da Dinamarca, e tenta mostrar aos fãs de futebol que sempre haverá um ponto que conecta todas as torcidas, apesar de todas as diferenças entre elas.
Foto: Reprodução / YouTube (SporTV)
O filme mostra Barreto no centro de um estúdio. Em seguida, começam a entrar torcedores dos 20 times da série A do Campeonato Brasileiro sem saber o motivo de estarem ali. Ao longo das imagens, o jornalista faz diversas perguntas pessoais. Quando as respostas são iguais, as pessoas são separadas do grupo e ficam em um espaço reservado na frente de um gol.
Ao final, o jornalista pergunta: “Quem aqui tem medo da violência nos estádios e faria tudo para mudar essa situação?”. A resposta é a mesma para todos. Então, os torcedores vão todos para a frente do gol. Nesse momento, aparece o tema da campanha: “Quando o assunto é a paz nos estádios, somos todos do mesmo time”.
“Achamos o formato utilizado pela TV dinamarquesa muito interessante e direto. Não importa somente o grupo que acreditamos fazer parte ou, neste caso, o time que torcemos. Nós fazemos parte de algo maior, da sociedade, e devemos sempre respeitar as diferenças. Vimos a oportunidade de adaptar a peça para o contexto do futebol e entramos em contato com a TV2 pedindo que nos autorizassem a usar o formato criativo”, explicou Bianca Maksud, diretora de marketing do esporte do Grupo Globo.
Produzida pela área de Comunicação & Branding da Globosat, a campanha faz parte das ações de Impacto Positivo promovidas pelas marcas esportivas da Globosat, que têm como objetivo Fomentar o Esporte, Promover o Respeito e Incluir Minorias no Esporte.
O intuito é que a ação “Paz nos Estádios” seja apenas a primeira de uma série de iniciativas que serão lançadas ao longo do ano, sempre com o desejo de deixar uma mensagem importante para a sociedade.