SporTV muda histórico por audiência pré-final da Libertadores

Nesta temporada, pela primeira vez em sete anos, o SporTV não terá os direitos de transmissão da final da Libertadores. Graças ao novo acordo da Conmebol com as emissoras no Brasil, apenas o Fox Sports poderá exibir a decisão do torneio na TV paga. E foi justamente esse novo contrato com as emissoras que deu ao canal do Grupo Globo o caminho a seguir para cobrir a volta do Flamengo a uma final do torneio continental após 38 anos.

Sem poder exibir o duelo brasileiro entre Flamengo e Grêmio nas semifinais, o SporTV decidiu abrir mão da fórmula que o consagrou, de transmitir jogos ao vivo, para repetir a estratégia que geralmente seus concorrentes adotam para ter bons índices de audiência: investir em jornalismo para falar do jogo que não exibirá.

Sem ter os direitos de transmissão da final da Libertadores, SporTV apostará no pré-jogo mais uma vez no torneio (Foto: Reprodução / SporTV)

Em ação inédita, o SporTV dedicou duas horas de pré-jogo para falar do duelo entre os times brasileiros. Como resultado, o canal teve nesse período uma média de 2,4 pontos de audiência, segundo dados mensurados pelo Ibope. Foi mais do que o obtido pelo Fox Sports, que dedicou o dia inteiro de sua programação para falar da partida. Além disso, o jornalismo manteve o canal na vice-liderança da TV paga, perdendo só para o “irmão” SporTV2, que transmitiu Atlético-MG x Vasco, pelo Brasileirão.

Isso fará com que, na final do torneio, marcada para o próximo dia 23 de novembro, um sábado, em Santiago, no Chile, o SporTV dedique sua equipe para falar da decisão durante quase toda a tarde do dia da partida. A ideia, com isso, é concentrar a audiência no período pré-jogo e, assim, buscar a liderança entre os canais de esporte que fatalmente será perdida durante a exibição do jogo, como já aconteceu no duelo que garantiu a classificação do Flamengo à final da competição.

Neste ano, o torneio continental provou que ter o jogo com exclusividade é muito eficiente para que a emissora consiga bons índices de audiência. Nas semifinais da competição, o SporTV se beneficiou da decisão do Fox Sports de mostrar o jogo entre os times brasileiros e “esquecer” o duelo entre River Plate e Boca Juniors.

No duelo argentino, o canal do Grupo Globo teve 8,7 pontos de audiência nos domicílios com TV paga na primeira partida e 12,2 pontos no segundo jogo. Em ambos, foi líder de audiência na TV por assinatura e vice-líder em toda a televisão brasileira, só perdendo para a Globo. Antes, nas quartas de final, o Fox Sports havia quebrado recordes ao mostrar o duelo Grêmio x Palmeiras com exclusividade.

LEIA MAIS: Grêmio x Palmeiras bate recorde histórico no Fox Sports

LEIA MAIS: Fox alcança 3 milhões e “detona” recorde com Palmeiras x Grêmio

Sair da versão mobile