O Strava lançou, no início desta semana, o desafio “The Escape Plan” (“Plano de Fuga”, em tradução livre). O objetivo da plataforma é estimular a prática de atividades físicas durante, no mínimo, quatro semanas consecutivas, cinco vezes por semana. O desafio funcionará de 2 a 29 de setembro, mas já está disponível para acesso desde a última segunda-feira (19).
De acordo com dados do próprio Strava, os exercícios de alta frequência e baixa intensidade ajudam as pessoas a criarem hábitos duradouros, especialmente quando os atletas variam os tipos de atividade. Outro insight do app aponta que exercitar-se de forma regular, especificamente realizar um volume maior de uploads semanais, também contribui positivamente para o hábito de praticar esportes.
Maior plataforma de participação esportiva do mundo, com mais de 44 milhões de membros e um milhão de novos usuários a cada mês, o Strava ainda quer “provocar” os usuários a deixarem os aparelhos eletrônicos um pouco mais de lado e usarem esse tempo para a realização das atividades físicas propostas no desafio.
Foto: Divulgação / Strava
“Manter a motivação é a maior e mais antiga barreira quando se fala em saúde e bem-estar. As pessoas estão mais ocupadas do que nunca, e o tempo dedicado aos eletrônicos está ocupando o tempo que poderia ser usado para praticar uma atividade física. O ‘The Escape Plan’ foi projetado para inspirar as pessoas a deixarem os seus telefones de lado, definirem um objetivo simples e desenvolverem hábitos mais saudáveis”, explicou James Quarles, CEO do Strava.
O novo desafio do Strava reúne o componente social da prática esportiva somado ao sentimento de responsabilidade que acompanha a participação em um desafio, além do fato de que o apoio da comunidade da plataforma pode ajudar a fazer com que as pessoas se mantenham ativas. Um estudo do próprio aplicativo aponta que 94% dos atletas que estabeleceram publicamente uma meta na rede continuam se exercitando nove meses depois. Além disso, quando os atletas praticam esportes em grupo, as atividades físicas tendem a durar 10% a mais e as distâncias percorridas serem 21% mais longas.
“Os hábitos nos mantêm realizando a mesma ação, mesmo quando a motivação diminui. E os hábitos se desenvolvem quando repetimos as ações da mesma forma e obtemos uma recompensa. Um exemplo é quando alguém faz um treino de sprints no morro perto da sua casa depois do trabalho todos os dias e vê que vai cada dia mais rápido”, destacou Wendy Wood, professora e coordenadora de Psicologia e Economia da University of Southern California (USC) e autora do livro “Good Habits, Bad Habits: The Science of Making Positive Changes that Stick” (“Bons hábitos, maus hábitos: a ciência de fazer mudanças positivas que permaneçam”, em tradução livre).
Para ser acessível a um número maior de atletas, o novo desafio do Strava é poliesportivo e inclui os 32 tipos de esportes disponíveis na plataforma. Os atletas precisam registrar pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de esporte compatível para receberem os créditos requeridos para a atividade do desafio daquele dia.
Até então, os desafios do Strava sempre tinham sido sobre um único esporte, como as distâncias de corrida que deveriam ser percorridas em um mês ou os desafios de ciclismo nos quais uma certa altitude tinha que ser superada.