Sumô japonês perde mais um patrocinador

Depois da Nagatanien Co., o sumô japonês perdeu mais um patrocinador nesta semana. A Fuji Xerox resolveu cancelar seu aporte financeiro à modalidade. A nova postura já começa a valer em um torneio programado para o dia 11 de julho, em Nagoya, no qual a companhia distribuiria US$ 6 mil em prêmios.

A Asahi Mutual Life Insurance e a Natori Co. também seriam patrocinadoras da competição de Nagoya, mas desistiram do investimento. Ainda não existe uma previsão do impacto econômico que essa crise causou para o sumô japonês.

Toda a polêmica se tornou pública quando a Associação Japonesa de Sumô decidiu afastar o presidente e 13 lutadores porque os competidores anunciaram que participavam de apostas ilegais em jogos de beisebol.

O problema é que o caso manchou a imagem que o público japonês possui sobre a formação moral das pessoas que fazem parte do sumô nacional. “A associação está tentando recuperar essa fé”, disse Tatsuo Kawabata, ministro do Esporte do país asiático, em entrevista coletiva.

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