Ainda sem saber se irá se classificar para a disputa dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) 2011/2012, na luta com o Vivo/Minas pela última vaga aberta, o Tijuca/Rio de Janeiro acertou a renovação do patrocínio da rede de supermercados Zona Sul para a próxima edição do campeonato, a ser realizado entre 2012 e 2013.
Assim como o atual, o novo contrato gera R$ 1,57 milhão aos cofres do clube carioca por meio da Lei de Incentivo do governo federal. A empresa recebe, em contrapartida, benefícios fiscais, exposição de marca na camisa da equipe de basquete e a possibilidade de montar ações de marketing relacionadas ao time, nos mesmos moldes do que já acontece.
O Tijuca também diz estar próximo de renovar o acordo que tem com a prefeitura municipal e de conseguir um outro patrocinador, novamente por meio da Lei de Incentivo. Gustavo Martins, gerente administrativo de projetos incentivados do clube, diz que essa nova empresa possui atuação voltada para o Rio de Janeiro, mas só será revelada quando o contrato estiver assinado.
“Esse ano, para o Tijuca, foi de aprendizado”, analisa o dirigente à Máquina do Esporte. “Nós já sabemos em que erramos e em que acertamos, e a previsão para o ano que vem é brigar na parte de cima da tabela. Aprendemos com tudo, desde logística, viagens, negociações de atletas, salários, muitos detalhes que só aprende quem faz”.
A equipe carioca passou a disputar no NBB nesta temporada, ao ascender junto com a Liga Sorocabana, depois de ter vencido a Supercopa Brasil no período anterior. O time precisa vencer confronto com o Flamengo e torcer para que o Minas perca as duas partidas restantes para se classificar para a segunda fase do torneio.