TIM pesquisa hábito de torcedores com o celular em estádios

Patrocinadora dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro, a operadora de telefonia celular TIM decidiu pesquisar o hábito dos torcedores dentro dos estádios para pautar novas ações de ativação de patrocínio.

A empresa, que renovou o aporte aos quatro grandes por mais um ano, entrevistou mil torcedores do Rio de Janeiro para saber como usam o celular quando vão aos jogos e, ainda, como consomem informações de esporte.

Foto: Divulgação

A pesquisa ouviu clientes de todos os tipos de plano da TIM (pré e pós-pago). Em sua maioria, os que responderam são homens (67%), e a média de idade das pessoas é de 35 anos.

Em geral, o carioca que vai ao estádio usa o celular para tirar fotos e trocar mensagens no WhatsApp: 73% das pessoas dizem usar o aparelho para registrar momentos do jogo, sendo que 52% também o utilizam para mandar mensagens a amigos e familiares. O meio mais usado para isso é o WhatsApp (61%). Já o Facebook é a segunda rede social mais usada, com 56%.

“A ideia da pesquisa é entender melhor o comportamento digital dos torcedores nos estádios, analisando o uso dos smartphones durante os jogos e com que propósito eles acessam a internet enquanto acompanham a partida de seus times. Essa é uma maneira da empresa estar ainda mais próxima dos clientes através do futebol”, disse a TIM, em nota à Máquina do Esporte.

Foto: Divulgação

A pesquisa também foi usada para a empresa saber a percepção dos clientes sobre o patrocínio aos times cariocas. Segundo a TIM, esse estudo de comportamento servirá para pautar novas ações de ativação da marca, que a partir de agora também estará nas camisas dos times de basquete de Flamengo e Botafogo, além da equipe de vôlei feminino do Fluminense.

“A pesquisa foi o primeiro passo para entender melhor os hábitos dos clientes. Com a renovação dos contratos de patrocínio concluídas, está sendo iniciado o planejamento de ações para 2018, buscando proporcionar experiências cada vez mais diferenciadas para esses torcedores”, complementou a empresa.

Um dos investimentos pode vir a ser em conteúdo. Mais de 90% dos entrevistados afirmaram usar internet no celular. Desses, 33% acessam notícias sobre futebol, sendo que mais da metade (55%) afirmou fazer esse acesso ao menos uma vez por dia.

Durante o jogo, o levantamento mostrou que o torcedor também procura informações sobre as outras partidas por meio do celular. Seja para assistir jogos (3%) ou pelas redes sociais (23%).

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