Tissot terá cronometragem oficial de Volta da França até 2020

Chris Froome, de camisa amarela, festeja o título da Volta da França-15

A marca de relógios Tissot, da Suíça, chegou a um acordo para tornar-se o cronômetro oficial da Volta da França, a mais tradicional prova de ciclismo do mundo. O contrato foi assinado com a Amaury Sports Organisation (ASO), organizadora da prova, até 2020. Os valores do acordo não foram divulgados.

“De todas as competições internacionais de ciclismo, a Volta da França é a mais respeitada e admirada, já que reúne os melhores ciclistas do mundo para competir em várias etapas planas, acidentadas, montanhosas ou contra o relógio”, afirmou François Thiébaud, executivo da Tissot.

Como parte do acordo com a ASO, a Tissot também terá a cronometragem da Volta da Espanha, que será disputada entre o final de agosto e o início de setembro. A ASO adquiriu, em 2014, 100% da Unipublic, organizadora da competição espanhola, que faz parte do trio de principais provas do ciclismo de estrada do calendário, juntamente com o Giro da Itália.

O novo acordo substitui a marca espanhola Festina. A antiga patrocinadora teve sua imagem tristemente manchada no ciclismo por ter sido a pivô de escândalo de doping na Volta da França de 1998. A Festina possuía uma equipe de ciclismo na época, que acabou banida da competição por uso sistemático de substâncias proibidas.

Como resultado do escândalo, empresa reorganizou seus investimentos esportivos, criando uma fundação para promover a luta contra o doping.

Já a Tissot já foi patrocinadora da Volta da França entre 1988 e 1992. Mesmo fora da competição, a empresa sempre associou sua imagem à modalidade, patrocinando outras provas de ciclismo, como o Mundial de mountain bike.

“No ciclismo há provas de tempo que se reduzem a poucos segundos. Às vezes, a poucos milésimos de segundo na linha de chegada. Por isso, é essencial ser capaz de confiar em uma cronometragem que tenha a mesma visão de nosso esporte”, afirmou Christian Prudhomme, diretor da Volta da França.

Além da Tissot, a prova francesa também conta em sua lista de patrocinadores com Orange, Le Coq Sportif, Dimension Data, Antargaz, AG2R Mondiale e RAGT Semences. Além delas, outros patrocinadores têm a propriedade de pôr seu logo na camisa amarela (dada ao líder da classificação geral da prova): Le Credit Lyonnais, Carrefour, Skoda, Vittel e Krys.

A Volta da Espanha, por sua vez, conta com patrocínio principal do Carrefour, além de Cofidis, Loterías y Apuestas del Estado, Fertiberia, Vodafone, Azkar e Skoda. 

Sair da versão mobile